Unidos de São Lucas tem sessão de “Tô Ryca 2” na quadra da escola de samba

Fotos, depoimentos e texto: Thaís Nozue. Fotos: Danilo Ramos

Sábado (13) foi dia de CineB Solar na quadra da escola de samba Unidos de São Lucas, localizada na região leste de São Paulo. Cerca de 70 pessoas prestigiaram a primeira sessão no local. O evento contou com a presença da comunidade, Bia Moreno, presidenta da Associação de Moradores da Vila Rica, além de integrantes da escola e de membros do Conseg, Conselho Comunitário de Segurança.

Abertura da sessão

Liliane, moradora do Parque São Lucas e conselheira do Conseg da região, conta sobre a articulação para a realização da sessão na escola de samba.

“Em parceria com o Sindicato dos bancários e com CineB Solar viemos trazer cultura e lazer para os moradores e fico muito feliz e satisfeita de poder trazer alegria com essa parceria. Agradeço demais a oportunidade, principalmente ao Cidálio e ao idealizador do projeto, o Luiz Claudio Marcolino, nosso candidato”

Liliane na fala de abertura

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos de São Lucas

Há 42 anos nascia a escola com sede no bairro de Parque São Lucas. Atual presidente, Adriano Ferreira de Freitas, o Nanão, conta um pouco da sua história na escola e os anseios para o futuro.

“Estamos aqui desde pequenos, tanto eu quanto minha diretoria somos crias da casa e passamos por diversos departamentos da escola e então a gente resolveu dar nossa identidade para escola. Ou seja, fazer com que a São Lucas seja novamente uma escola de samba, voltada para o carnaval e para o social. Nós queremos uma quadra com as portas abertas, atendendo à população do nosso entorno, durante o ano todo e não somente carnaval.”

Nanão recorda dos tempos áureos da São Lucas e sobre os feitos atuais da escola.

“Essa escola de samba já foi do grupo especial de São Paulo, ela já pertenceu à elite do carnaval nos anos 2000. Devido aos tropeços de gestões anteriores, ela foi ficando pra trás. Hoje estamos renascendo com uma escola, mas que hoje fazemos o carnaval de rua, somos do grupo especial da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas), a elite do carnaval de rua. Estamos hoje brigando para voltar ao Anhembi. “

A gestão é recente, tendo sido empossada em 2020, na pademia. Adriano fala das parcerias que podem fazer com que a São Lucas volte novamente para a comunidade.

“Nossa diretoria é muito ativa e a gente vem trabalhando para que a escola tenha sua forma de renda através de alguns eventos e alguns eventos sociais, onde entra essa parceria futura e próspera com o CineB, que traz os cinemas para as comunidades, para o pessoal que não tem acesso ao lazer e distração e à cultura. Tudo o que estamos fazendo aqui hoje não é voltado para uma pessoa individualmente e sim para a comunidade. Queremos que a escola seja um ponto de cultura.”

Adriano, presidente da Unidos de São Lucas

O diretor social Edson Luis Silvestre Júnior fala também sobre sua trajetória na escola e o trabalho da agremiação para o entorno.

“Meu pai e minha mãe foram fundadores da escola. Minha mãe foi a primeira rainha de bateria e meu pai o primeiro mestre sala. Hoje estou diretor social, mas já fui batuqueiro, já fui compositor e hoje a gente está trabalhando com a nova gestão da escola. Assumimos a gestão agora no meio da pandemia, no dia 20 de setembro de 2020 e desde lá nós viemos trabalhando o carnaval e fomos campeões e agora para o próximo, estamos trabalhando o tema ‘jongo’. A gente está fazendo um trabalho de distribuição de cestas básicas, estamos fazendo alguns parcerias como hoje, com o CineB Solar, estamos fechando parceria com o Consultado da Portela e também uma parceria com a Enel para troca de lâmpadas de vidro para led dos moradores. ”

Edson, diretor social

Wagner de Souza Correia relata sobre as suas funções como diretor de esportes, cargo que ocupa atualmente na escola.

“Hoje meu cargo é diretor de esportes, mas dentro da escola ocupamos não só um cargo e sim várias funções, desde eventos, fazendo esculturas, pintando, reformando estrutura, trabalhando com fantasias no carnaval. Então, a gente agrega várias funções dentro da escola. A quadra hoje não está apta para ter esportes e estamos trabalhando para reformar, procuramos parcerias, para voltar a comunidade pra dentro da escola. E com a vinda do cinema, acredito que seja o ponta pé inicial, porque os moradores vão ver que a escola está começando trabalhar o social.”

Wagner, diretor de esportes

Responsável pela área de evento e patrimônio, Luciano Marques de Oliveira, conhecido como Pato, fala sobre seu trabalho na escola.

“Faço parte da São Lucas desde o comecinho da escola, desfilo desde pequeno, já fiz parte de vários departamentos da escola, inclusive trabalhando com carro alegórico, desfilando, na bateria e agora estou nessa função, porque já trabalho com shows e eventos, somei forças com o Adriano, o presidente, que é muito meu amigo, então a gente somou essa força em prol do carnaval, que é o que a gente visa sempre. ”

Luciano conta também sobre função social da São Lucas e da importância do CineB Solar naquele espaço.

“Um dos principais motivos de ser um grêmio recreativo cultural e social é justamente fazer ações em prol da comunidade. Trazer o cinema pela vez eu gostei, agrega muito, é muito bom. Então, tudo que for feito para o social, além de dar uma satisfação pessoal pra cada um por estar contribuindo e se doando, traz a população pro nosso grêmio e fazer parte da família São Lucas.”

Luciano (Pato), diretor de eventos

Letraria Cultural presente na sessão

Áurea Fortes, jornalista e secretária geral na Letraria Cultural, esteve presente pela primeira vez na sessão e fala sobre como ler é imprescindível para todos.

“A Letraria está muito feliz de estar aqui nesta noite. Nós trouxemos alguns livros que serão sorteados e distribuídos e a gente quer muito que todos nós leiamos muitos livros, assistamos muitos filmes, pra gente ficar bem inteligente, bem esperto, refletindo bastante, pensando muito e mudando esse mundo e esse país pra melhor com muita cultura, arte, vida, respeito, respeito aos direitos humanos, respeito à diversidade, dizendo sempre não ao preconceito. É por isso que a gente lê, por isso que a gente assiste filmes, é pra isso que nós estamos aqui hoje. Como representante da Letraria, estou muito feliz. Leiam muito e divirtam-se!”

Áurea, da Letraria Cultural

Áurea agraciou o projeto com a doação de mais 30 livros para serem distribuídos e sorteados por mais sessões do CineB Solar. A Letraria Cultural é parceira do projeto, tendo doado mais de 200 livros até o momento.

Tô Ryca 2


O evento na Unidos de São Lucas marca a última sessão com filme “Tô Ryca 2”. Produzimos oito sessões com este filme e encerramos no último 13 de agosto. Estiveram presentes nestas oito sessões 730 pessoas nos locais por onde o CineB Solar passou com este filme .

Cartaz de “Tô Ryca 2” para uma das sessão do CineB Solar

Sorteios e visita ao carro do CineB Solar

No sábado teve também sorteio de livros e camisetas para os participantes da sessão. Além disso, as crianças puderam visitar o carro do projeto. Luan Maia, responsável pela equipe de som, fez uma breve explicação sobre o funcionamento do primeiro carro do Brasil que leva cinema com energia solar.

Valéria Bento do Amaral, moradora do Parque São Lucas, disse que veio convidada pelo Pato, foi sorteada duas vezes e conta o que achou da experiência.

“Eu adorei! É um projeto que faz a diferença, estávamos precisando.”

Valéria, a sortuda da noite

Raolina Pereira dos Santos, também moradora do bairro, trouxe o filho para prestigiar a sessão.

“Achei o filme muito lindo, gostei demais! Eu percebi que o pessoal que estava aqui gostou demais, as crianças estão felizes, então foi muito bom.”

Raolina e o filho na sessão

O CineB Solar

CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 84 mil espectadores em mais de 639 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 142 bairros da cidade de São Paulo  e 18 cidades fora de São Paulo

Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

 Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  153 longas-metragens e 105 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

26 comments

  1. Gostaria de agradecer ao Cine B pela parceria com a nossa agremiação e esperamos poder te los novamente em nossa quadra!!!

  2. Um dos projetos mais lindos que tive o prazer de poder trazer para meu bairro! Parabéns ao Cine B Solar e diretoria da Unidos de São Lucas por essa parceria linda, trazendo diversão e cultura para todos moradores da região.

  3. Que projeto lindo, Liliane! Parabéns por levar cultura ao nosso bairro ai no Brasil.

  4. Parabéns as organizadores, uma excelente iniciativa cultural para o bairro.

  5. Muito bom.

    É a Liliane e equipe pensando.no.bem estar e trazendo.coisas boas e úteis para a Comunidade..
    Q bênção..
    Q Deus cuide e abençoe todos …sempre!!!!c

  6. É um projeto lindo para o bairro,to.ara que tenha vários pela frente vai ser muito bom!

  7. Vc é mil,amei as fotos e as msgs do projeto que vc postou,não faltará oportunidade,eu ,o Rô e a família compareceremos qquer dia sim, bjaooooooo.

  8. Parabéns pelo lindo projeto. O brasileiro está muito afastado desses eventos, o bom é que afasta um pouco os adolescentes de ficar somente na frente do celular perdendo tempo apenas em ficar jogando jogos violentos que não fazem bem ao desenvolvimento deles. Com esse projeta aproxima mais os familiares. Jesus abençoe a vida de todos vocês que estão engajados nesse progresso para o jovem e adultos.

  9. Tive o prazer de participar de mais uma sessão do projeto.
    Parabéns por proporcionar filmes nacionais, além de contar a história de cada comunidade. Cada vez mais pessoas carentes necessitam destes projetos de cultura e lazer nas comunidades.

  10. Bom dia quero deixar aqui meus parabéns para toda equipe Cine B solar a todos que participaram desse evento muito bom gostei muito Deus abençoe todos vocês um trabalho social sensacional poderia ter mais vezes nota 10000

  11. Parabéns pela iniciativa, isso só enriquece nossa sociedade.

  12. Parabéns para essa equipe empenhada em levar essa idéia ou melhor esse projeto de Cultura e de Educação através da arte.
    Valorização do bairro e sua história faz com que cada vez mais a ação transformadora da cultura desenvolva cidadãos e pessoas socialmente integradas.
    Parabéns mais uma vez!!!!

  13. Que bacana! Que São Lucas possa receber mais sessões do Cine B Solar!

  14. Parabéns pelo evento, iniciativas assim só vem ajudar e a trazer cultura para as comunidades e o desenvolvimento do bairro numa visão mais ampla para o crescimento Social.

  15. Foi uma experiência incrível, esse projeto é muito especial, foi encantador ver todos com alegria em estar numa sala de cinema com pipoca e refrigerante à vontade, reviver bons tempos e memoriais é muito importante, hoje poucos conseguem ir ao cinema.
    Agradeço muito pela parceria de todos os envolvidos 🍿🎥 🎞️
    #CineBSolar
    #CinemaGratuito
    #PipocaGrátis
    #UnidosdeSãoLucas
    #Culturaparatodos

  16. Parabéns pelo trabalho que vocês fazem nesse projeto lindo, proporcionando entretenimento e lazer para a população. Enfatizando a importância da cultura popular para o desenvolvimento
    local.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *