Fotos, texto e depoimentos: Cidálio Vieira. Fotos: Márcio Mendes
Na última terça-feira, 30/08, o CineB Solar foi até a Escola Estadual Prof. Joaquim Álvarez Cruz para exibir uma sessão especial do longa-metragem “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos.
Mesmo com o frio que estava fazendo nesta terça-feira tivemos um público de cerca de 70 pessoas que foram prestigiar esta sessão especial .
A sessão foi articulada por Sônia Estela da Silva – a Fumaça, funcionária do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e liderança comunitária, que mora há 30 anos na Barragem e com parceria dos professores da E.E. Prof Joaquin Álvarez Cruz.
A abertura contou com a presença do professor Eder Rodrigues, professor e coordenador do ensino médio, Sônia Estela da Silva – a Fumaça, funcionária do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Benedita Pereira Martins, Vice diretora e Bruna Silva , funcionária do Sindicato dos Bancários.
“Boa noite meu nome é Benedita Pereira Martins sou vice diretora da escola , e eu acho que este projeto ele vem de encontro com a realidade dos alunos , foi muito bom ter trazido pra cá nós já tivemos uma experiência que foi muito boa, e agora este projeto de volta vai servir para amadurecer mais estas crianças e ter mais oportunidade visto que a cultura está vindo até eles.”
disse a vice diretora.
O CineB Solar tem como objetivo levar cultura e o cinema em locais que possuem pouco ou nenhum acesso às salas de cinema. É exatamente por este motivo que estivemos presentes pela quinta vez no bairro da Barragem, situado no extremo Sul da cidade de São Paulo, onde já exibimos vários filmes tais como : “MEUS DOIS AMORES”, “O MENINO NO ESPELHO”, “MADE IN CHINA” e “SELVAGEM”.
“Meu nome é Eder Manoel Rodrigues, sou professor coordenador de ensino médio aqui da Escola Estadual Professor Joaquim Álvares Cruz já tem uns dois anos. Bom sobre este projeto, achei maravilhoso quando ouvi a proposta, eu sinceramente não conhecia o projeto, eu conheci a partir de pesquisas , fui ver as redes sociais, fui pesquisar como é o projeto, eu achei fantástico, maravilhoso, principalmente o filme que trouxeram hoje que é Medida Provisória que aborda o tema sobre preconceito, racismo que também envolve a nossa comunidade dos nossos alunos. Espero que venha mais vezes e tenha mais projetos assim culturais, porque quanto mais cultura melhor para a comunidade. Esta comunidade é muito pobre de cultura, largado pelos governantes sobre esta questão de não ter um apoio a cultura para o bairro. Então, eu amei o CineB Solar trazer este projeto pra cá, o filme é muito bom aconselho a todos a assistirem e espero que venham mais vezes , obrigado”.
falou o coordenador.
Desta vez viemos com uma sessão especial com o filme “Medida Provisória”, sendo transmitido no pátio da escola. Este filme retrata e explora o sofrimento que o racismo traz e sempre trouxe, várias histórias que, no filme, se passaria em uma ficção no futuro, mas está presente no nosso dia a dia. O filme é muito bem dirigido, boas atuações, linda fotografia do centro do Rio, é um filme forte. E é o primeiro filme de Lázaro Ramos como diretor.
Grêmio estudantil
O Grêmio Estudantil da escola Joaquim Álvarez Cruz compareceu à sessão. Na foto vemos os seus integrantes: Larissa André Adão, Ingrid Giovanna Moreira Bueno, Lucas Daniel dos Passos Pereira, Kauany Ponzio Azevedo, Wesley Hélio Isaias Bueno, Otávio dos Santos Bueno. Todos participaram da produção da sessão e ganharam livros da Letraria Cultural.
Vanessa Aparecida Martins dos Santos nos contou o que achou do filme.
“Interessante o filme ser produzido no Brasil e mostrou bem o sofrimento das pessoas negras com o preconceito disseminado pelas pessoas brancas.”
falou a jovem.
Debate
Em uma roda, depois da exibição do filme, tivemos um animado debate que durou quase uma hora .
Sobre o CineB Solar
CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 85 mil espectadores em mais de 653 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.