CineB Solar de volta ao Jaguaré com o filme “Meu Tio Quase Perfeito 2”

Fotos, texto e depoimentos: Thaís Nozue

Sexta-feira, 02/09, foi dia de cinema na quadra da Unidos da Barão Futsal, localizada na comunidade do Jaguaré, zona oeste da cidade de São Paulo. Cerca de 100 pessoas participaram da sessão. Crianças, jovens e adultos aproveitaram a noite menos fria do inverno  para se divertir com o filme brasileiro.

A sessão foi especial em diversos sentidos. A região do Jaguaré foi onde tudo começou. O pontapé inicial do projeto se deu no local e há 15 anos percorre bairros da periferia de São Paulo, promovendo cultura e lazer nos quatro cantos da cidade.

Para as duas moradoras da comunidade, Teresinha Maria de Jesus e Betânia Vieira dos Santos foi especial por outros motivos; dona Teresinha nunca havia ido ao cinema. Moradora do bairro há 67 anos, ela ficou encantada com o que viu.

“Adorei o cinema, gostei muito! A parte que eu mais gostei foi do tio Tony e da menina que caiu no chão.”

Já para dona Betânia, moradora do bairro há mais de 30 anos, recorda que última vez que foi ao cinema ela tinha 18 anos de idade.

“Fiquei bastante emocionada. Muito obrigada! Eu amei.”

A sessão foi um sucesso. Não se viam celulares ligados e todos ficaram vidrados na telona. “Meu Tio Quase Perfeito 2” é uma comédia familiar, cheia de lições que todo mundo gosta de assistir. 

Natan Vieira, diretor da Unidos da Barão Futsal, conta que achou incrível a experiência.

“Foi muito bom. As crianças adoram. Gostei mesmo.”

Natan Vieira ao microfone

Adreely, moradora da comunidade, colaborou na produção e diz que momentos como esse precisam se repetir.

“Eu moro aqui há sete anos. Gostei muito, porque trouxe oportunidade para quem não tem condições ou nunca foi ao cinema. Muito obrigada.”

A moradora Adreely

Pedro Henrique, morador da comunidade há 35 anos,  ex-jogador de futebol e hoje ensina as crianças a jogarem bola na quadra da Unidos da Barão, ficou feliz com sessão.

“Muito boa a sessão, trazer entretenimento. Aqui na quadra já teve festa das crianças, festa junina , outras pessoa fazem coisas aqui, mas cinema foi a primeira vez.”

Pedro com as crianças do futebol

Vanessa Anastácio Cruz e Maiara Alves, moradoras da comunidade, estavam na sessão com os filhos e gostaram muito da sessão e acham que precisa ter mais eventos como esse.

O casal Maria Eliana Nascimento e José Nilton Lopes da Silva, o Buiu, são moradores do local há mais de 40 anos. Eles puderam assistir a sessão de camarote e ainda cederam um espaço na varanda para fazermos mais fotos e vídeos.

“Foi maravilhoso!”

O casal Eliane e Buiu junto com o coordenador Cidálio

Ao final, sorteios de camisetas e de sucos Bio2 fizeram a alegria dos participantes.

Siga o CineB Solar no Instagram

Para saber da nossa programação, ver fotos e vídeos do projeto, siga também o CineB Solar na rede social: @projeto_cinebsolar e faça parte da nossa comunidade virtual.

Mais sobre o CineB Solar

CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 84 mil espectadores em mais de 639 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 142 bairros da cidade de São Paulo  e 18 cidades fora de São Paulo

Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

 Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  153 longas-metragens e 105 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar, conta como tudo começou.

“Em 2002 fazíamos   um trabalho comunitário na zona oeste com Augusto Campos – PT, ex-vereador de São Paulo. Em uma dessas ações culturais, conhecemos Cynthia Alario,  diretora da Brazucah Produções, que coordenava o projeto” Cinema BR em Movimento” e estava em busca de espaços alternativos para levar o projeto de cinema itinerante. Diante dessa necessidade o Padre Roberto abriu as portas do salão da paróquia São José do Jaguaré, tornando assim possível a primeira sessão do projeto na comunidade, nesta ocasião exibimos o filme : “O coração dos deuses”.”

Essa também foi a primeira sessão comunitária  que Cidálio Vieira Santos e Vivian Szelpal organizaram, a qual 200 pessoas participaram,  sendo a primeira de muitas outras sessões de filmes brasileiros que realizaríamos no Jaguaré.

Em 2007 Cidálio Vieira começou a coordenar o projeto CineB , uma parceria com o Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e região e a Brazucah Produções.

“Com uma estrutura muito maior e moderna voltamos à paróquia do Pe. Roberto, transformando o salão paroquial, por diversas vezes, em uma verdadeira sala de cinema.

Cidálio Vieira

Nestes 15 anos de projeto já realizamos  14 sessões na paroquia São José do jaguare  com a participação de mais de 3.500 pessoas envolvendo escolas públicas  e comunidade do Jaguaré e agora está nova parceria com comunidade  da Barão. “

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *