“Meu Tio Quase Perfeito 2” estreia no Jardim Filhos da Terra

Bairro da zona norte de São Paulo é marcado por luta e resistência

Fotos, texto e depoimentos: Thaís Nozue

Segunda-feira, 29, foi dia de cinema no bairro Jardim Filhos da Terra, região do Jaçanã, zona norte de São Paulo. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes na sessão de “Meu Tio Quase Perfeito 2”, filme que estreou no CineB Solar.

Da Serra Pelada ao Jardim Filhos da Terra

Em meados dos anos 80 um grupo de moradores, junto com a igreja local, se organizou em um grande grupo de ocupação em busca de terreno para morar. O nome Serra Pelada surgiu após a limpeza do mato que havia lá.

Dona Maria Julia Borges de Sousa relata o que viveu naquele período.

“Passamos meses nos preparando na igreja Nossa Senhora da Salete, que fica na Avenida Ataliba Leonel. Então, chegou o dia da gente subir a ocupação. Foram mulheres, crianças da igreja, homens com enxadas. Era uma serra, com mato alto e árvores. Quando amanheceu o dia, estava a serra pelada. Foi derrubado tudo com facão, machado, qualquer coisa que tinha na mão. Não demorou muito tempo, veio a polícia com os cachorros que a oposição mandou. As crianças estavam na frente e os homens atrás. A igreja colocou um lençol num bambu improvisado com os dizeres: “Somos filhos da terra. Queremos paz!”. E foi então quando o Dr. Lauro e a Dra. Marilda negociaram com o Mário Covas para recuar. A primeira escritura foi da minha vizinha Sueli, que recebeu pelas mãos da (Luiza) Erundina. Participei da ocupação há 30 anos e hoje estamos aqui, com escritura e tomamos posse com a ajuda do PT (Partido dos Trabalhadores), Lula, Erundina, Dr. Lauro e a esposa. Hoje somos cidadãos e donos da nossa terra.”

Dona Maria Julia Borges de Sousa

Maria Gerlandia Lopes Ferreira de Carvalho, professora, participa da comunidade Nossa Senhora da Salete desde criança e hoje faz parte da coordenação.

“Estamos muito felizes de receber o CineB novamente aqui na comunidade. Temos essa parceria com o projeto desde 2012 e a gente está fazendo a terceira sessão. Foi uma parceria com CineB junto com o Luiz Cláudio Marcolino, pelo Sindicato dos Bancários. A gente com essa amizade e parceria trouxemos o projeto aqui para nossa comunidade, local bastante carente de cultura. Embora a gente tenha o CEU Jaçanã, acho importante que o CineB venha até a nossa comunidade.”

Clique aqui e aqui para ver como foram nossas últimas exibições por lá.

Maria conta sobre algumas atividades realizadas no espaço.

“Aqui nós temos a missa, clube do artesanato, temos catequese e outras atividades. Nós fazemos um trabalho voluntário atrás da igreja católica para que a comunidade tenha outras atividades além da oração. O padre Josival Lemos Barbosa é o responsável pela igreja e ele apoia o projeto CineB.”

A professora conta também sobre a história do bairro.

“Esse bairro nasceu de uma ocupação. Eu tinha entre 9 e 10 anos, junto com meus avós, participava das reuniões da associação de moradores, junto com o padre Raimundo que é um missionário saletino e o padre Josival também participava dessa ocupação há 30 anos atrás como seminarista e hoje está como nosso padre. Foi um trabalho muito árduo, mas conseguimos esse terreno para as pessoas pudessem morar.”

Maria Gerlandia Lopes Ferreira de Carvalho

Siga o CineB Solar no Instagram

Antes de a sessão começar, o coordenador do projeto, Cidálio Vieira, premiou duas moradoras da comunidade com copos do CineB Solar, por terem sido as primeiras a seguir o projeto no Instagram.

Para saber da nossa programação, ver fotos e vídeos do projeto, siga também o CineB Solar na rede social: @projeto_cinebsolar e faça parte da nossa comunidade virtual.

Pipoca quentinha, sessão tranquila e microfone na mão

A fila da pipoca foi se formando antes do filme começar. Em plena noite fria de agosto, crianças, jovens e adultos assistiram à estreia de “Meu Tio Favorito 2” até o final.

Quando a sessão chegou ao fim, as crianças e jovens não hesitaram em emitir suas opiniões sobre o filme.

Yasmin Farias dos Santos sabia o nome de quase todos os personagens. Ela pegou o microfone e contou  o que achou.

“Eu amei muito o filme, é muito legal. A parte que eu mais gostei, foi quando a menina estava com o arco e a flecha e atirou no segurança.”

Jasmin concordou com a colega, dizendo que a parte mais legal foi do arco e flecha. Mas disse pra gente que a pipoca fez mais sucesso.

Yasmin Farias dos Santos
A pequena Jasmin

Adriel Silva também comentou sobre o filme.

“Achei o filme muito legal, muito interessante. Ele fala sobre ciúme e lições pra vida.”

O simpático Adriel

Wendel, coroinha da igreja, disse que a mensagem do filme é que devemos aprender com nossos erros. Ele também afirma que gostou bastante.

O coroinha Wendel

A sessão terminou com o sorteio de duas camisetas do projeto.

Mais sobre o CineB Solar

CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 84 mil espectadores em mais de 639 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 142 bairros da cidade de São Paulo  e 18 cidades fora de São Paulo

Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

 Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  153 longas-metragens e 105 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *