CineB chega ao Jardim Planalto com a exibição de curtas brasileiros

Texto, depoimentos e fotos: Thaís Nozue

Bairro da zona leste de São Paulo tem noite de cinema na quadra Moleque Travesso no sábado (03/09). Nem a virada do tempo espantou as crianças da sessão de curtas metragens. Mais de 100 pessoas compareceram ao local para prestigiar o cinema brasileiro. Estiveram presentes representantes da Associação e da diretoria do Moleque Travesso.

A comunidade teve participação ativa na organização da sessão. Crianças e adultos colocaram a mão na massa para que a quadra virasse uma sala de cinema. A jovem Stefany foi a produtora mirim da noite, organizando cadeiras e o público.

Stefany

Zezé Moreira Silva, presidente da Associação Planura, aqui no parque Santa Madalena conta como foi a mobilização.

“Hoje estamos aqui organizando junto do pessoal do CineB Solar um cinema para divertir a comunidade, principalmente as crianças. Os panfletos foram enviados pelo CineB e fomos distribuindo de casa em casa, convidando o pessoal dessa e das comunidades ao redor. A organização foi feita por mim, pelo Zé Moleque, a comunidade da Associação Planura, também a Gilda da Associação das mulheres do bairro, junto com o Sindicato dos Bancários. ”

Zezé Moreira

Bia Moreno, presidente da Associação dos Moradores da Vila Rica e funcionária do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região foi quem colaborou para a articulação da sessão na comunidade do Jardim Planalto, junto com o Zé Moleque, da Associação José Milton da Silva.

“Lá na Vila Rica já tivemos 14 vezes o projeto e até hoje as pessoas pedem para que voltem. Inclusive, dia 08 (de setembro) teremos outra sessão com o filme ‘Medida Provisória’. Acho o projeto tão legal, porque as pessoas hoje para irem ao cinema, tem que comprar ingresso, pipoca, se a pessoa tem dois filhos já gasta mais de cem reais. Quem na comunidade consegue ta indo no cinema assim? Aqui hoje eu indiquei, numa parceria com o Zé Moleque pra trazer os curtas aqui pra criançada da periferia. Aqui na periferia a gente não tem divertimento, não tem lazer, não tem esporte é tudo mais difícil. E essas sessões de cinema do CineB Solar vem trazendo filmes nacionais, porque temos que valorizar o cinema nacional. E o CineB Solar trazendo esses filmes para as comunidades pra gente valorizar nossa cultura.”

Bia Moreno

Zé Moleque agradeceu essa parceria e espera que tenha mais vezes.

“Muito obrigada a todos, ao CineB, ao Alan do futebol. Espero que voltem, essa é a primeira sessão de muitas. Assim eu espero!”

Zé Moleque

Durante a sessão, o quiz de perguntas e respostas fez a alegria das crianças. Laura, Sofia, Natan, Stefany Davi, Micaeli, Emily e Wesley foram os entrevistadores da noite. O prêmio foi o suco Bio2.

Ao final, também teve sorteio de uma camiseta do projeto CineB Solar.

É importante ressaltar o agradecimento ao Alan, diretor do Moleque Travesso e toda comunidade local.

Alan, diretor da Moleque Travesso

Siga o CineB Solar no Instagram

Para saber da nossa programação, ver fotos e vídeos do projeto, siga também o CineB Solar na rede social: @projeto_cinebsolar e faça parte da nossa comunidade virtual.

Mais sobre o CineB Solar

CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 84 mil espectadores em mais de 639 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 142 bairros da cidade de São Paulo  e 18 cidades fora de São Paulo

Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

 Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  153 longas-metragens e 105 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

One comment

  1. Esta sessão foi bastante especial, poder ver o sorriso de cada criança é muito bom. Elas estavam ansiosas para começar o filme.
    Parabéns ao projeto, cada sessão é surpreendente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *