Crianças do Condomínio Residencial Novo Jardim Regina lotam sessão do CineB Solar

Fotos, texto e depoimentos: Thaís Nozue

A noite chuvosa de segunda-feira (05/09) fez com que a sessão de curtas brasileiros do CineB Solar acontecesse no salão de festas do Condomínio Residencial Novo Jardim Regina. Mais de 100 crianças lotaram o espaço que virou uma verdadeira sala de cinema. O condomínio, localizado em São Bernardo do Campo, foi palco de mais uma sessão de sucesso.

Belmiro, Edinaldo, Cidálio Vieira e Carminha

Prevista para acontecer ao ar livre, o mal tempo obrigou a mudança da sessão e curtas brasileiras para o espaço fechado do condomínio. Mas nem isso foi desmotivador para o público que esteve presente. Até a pipoca do “seu” Antônio foi pra dentro do salão, fazendo a alegria de todos.

Para a subsíndica, Maria do Carmo da Silva, a Carminha, nada atrapalhou a sessão, a não ser a energia acumulada das crianças.

“Foi maravilhoso, muito bonito! Fomos de apartamento em apartamento, fizemos plantão na portaria para abordar os moradores. Todo mundo veio. As crianças estavam agitadas. Deu pra perceber, né?”

Carminha, subsíndica

De fato, as crianças estavam animadas. Todas queriam participar ao microfone, ganhar prêmios e comentar sobre o filme. A cada intervalo dos curtas, elas se alvoroçavam para participar do quiz de perguntas e respostas. Desta vez, os entrevistadores da noite foram as crianças Isadora, Lara, Michele e Júlia.

O síndico geral do condomínio, Edinaldo Souza de Oliveira, conta como foi a articulação para que o CineB Solar fosse até São Bernardo do Campo. Junto com Belmiro Aparecido Moreira, Secretário de Comunicação da CUT de São Paulo, Edinaldo conta sobre o sucesso do evento.

“Conheci o Cidálio através do Belmiro, que foi presidente do Sindicato dos Bancários no ABC. Já é o segundo evento que a gente faz com o Cidálio e pedi pra que ele trouxesse essa novidade para o pessoal daqui. Antes, a gente tinha feito uma sessão ali na rua Minas Gerais, no Parque São Bernardo, onde nós tivemos um público de cerca de 200 pessoas e agora, pra minha surpresa, mais umas 120 crianças estão presentes aqui com a gente.”

Confira aqui a sessão realizada no Parque São Bernardo.

Edinaldo Souza de Oliveira, síndico geral

A sessão “bombou”! Mais uma vez os participantes contaram com os sucos Bio2 como premiação do jogo de perguntas e respostas e sorteios, além da camiseta do projeto.

A Bio2 é um empresa parceira do CineB Solar e oferece seus sucos orgânicos aos projetos realizados pela Brazucah. Os espectadores do projeto puderam saborear os saudáveis sucos da marca.

Convidada pelos moradores para participar da sessão, Kelma Dias Gomes adorou o projeto.

“Eu adorei a sessão, foi maravilhoso! Nem sempre a gente consegue estar indo direto ao cinema, até porque não é simples e nem barato. Eu achei muito fofo, muitos filminhos passaram mensagens legais.”

Kelma Dias Gomes

Indiara de Jesus, moradora do condomínio, compareceu à sessao com a filha Indiana e os netos Daniel e Manoela.

“Eu adorei! A gente não costuma ir muito ao cinema. O shopping com cinema mais próximo daqui é o Plaza Shopping, mas a gente tem que gastar mais de cem reais.”

Indiana, Manoela, Daniel e Indiara

Siga o CineB Solar no Instagram

Para saber da nossa programação, ver fotos e vídeos do projeto, siga também o CineB Solar na rede social: @projeto_cinebsolar e faça parte da nossa comunidade virtual.

Mais sobre o CineB Solar

CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 84 mil espectadores em mais de 639 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 142 bairros da cidade de São Paulo  e 18 cidades fora de São Paulo

Ao longo destes 15 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

 Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  153 longas-metragens e 105 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineB Autorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *