IGREJA SÃO JOSÉ DO JAGUARÉ

NOVOS HORIZONTES

A educação traz a arte e a cultura. A educação traz a paz, a consciência e a cidadania. Sem a educação nos perdemos em pensamentos errados, sem esperanças.

Amanhã será um dia muito especial para a comunidade do Jaguaré. Será inaugurado o CEU local e isso trará novos horizontes para a comunidade, que já movimenta uma série de atividades educativas!

E o CineB de hoje rolou por lá, na Igreja São José do Jaguaré. Uma das espectadoras presentes, a dona Luzia, disse que até seus 17 anos morou em São Caetano, Bahia, cidade na qual se passa a história do filme A orquestra dos meninos. Ela gosta do cinema nacional, principalmente os de temática nordestina. “Gostei muito de Morte e vida severina, é o filme que me lembro agora, eu vivia alugando esses vídeos na locadora”, disse Luzia. A estudante do curso noturno UEJA (Unidade de Educação de Jovens e Adultos) na Escola Espiridião Rosa, trouxe suas amigas para a sessão: Maria Aparecida, Elaine, Elizabethe e Miriam.

Joventina Nunes de Souza disse que não assiste a filmes por falta de tempo. Segundo ela, durante a semana, quando relaxa, não tem vontade de ver nada, a não ser um pouco de televisão, programas de variedades. Aproveitou que o CineB tava na área, resolveu dar um tempo nos serviços de casa e trazer sua filha Jaiane Aparecida de Sousa Moura, 9 anos, para ver um filminho. “É bom aproveitar a oportunidade, porque agora que voltei a estudar fica ainda mais difícil de ir ao cinema”, disse Joventina.

MOZART

Na abertura do CineB, a Orquestra de Cordas do Jaguaré apresentou alguns trechos de músicas clássicas regidos pela maestra Sandra de Mattos. A apresentação da garotada combinou muito com a história do filme.

Segundo Sandra, desde 2000 a ONG Crescente atua no Jaguaré. Há três anos começou a ensinar crianças da região a tocar. O resultado conferido foi muito belo. É legal ver crianças aproveitando suas energias para fazer uma arte que pulsa uma beleza harmônica inspiradora.

Aliás, o personagem principal do filme chama-se Mozart Vieira. Wolfang Amadeus Mozart (1756 a 1791) nasceu em Viena, Áustria, foi um renomado compositor, um gênio que desde pequeno conseguia compor músicas incríveis. Ele teve uma história de vida peculiar, sua morte é povoada por diversas lendas e teorias. Vale a pena assistir Amadeus, de Milos Forman, para compreender um pouco a complexidade do artista. Ah! E a música de Mozart, segundo pesquisadores, pode deixar você mais inteligente.

Sabe como? Ao ouvir uma música do austríaco, seu cérebro se acalma, melhorando sua concentração. Ou seja, as composições de Mozart são uma ótima trilha sonora para seus estudos!

Depois da Orquestra de Cordas do Jaguaré tocar, o padre Roberto, um dos grandes responsáveis pela realização do CineB no local, ressaltou a importância desse tipo de ensino na comunidade. Recordou o caso de um jovem músico da periferia de São Paulo que aproveitou a oportunidade e se mostrou dono de um brilhantismo reconhecido no mundo da música clássica. “Hoje ele está junto com a Orquestra Sinfônica de Israel. Exemplos como esse influenciam as pessoas, mostram que existem sim chances de evoluir”, disse o padre.

SEM ENSINO

O curta-metragem O troco, de André Rolim, arrancou muitas risadas do público. Mas Sandra dava pulos de tanto rir da atendente de telemarketing que no filme sofre nas mãos de um casal criativo na vingança. “Trabalho com telemarketing e é bastante difícil, eu sei”, disse Sandra. Ela assistiu ao filme, ao lado da amiga Rose e da professora Regiane.

Regiane é professora de português da Escola Maria Eugênia. Eu disse a ela que todas as pessoas com quem conversei estavam muito tristes porque as duas escolas locais, à partir de 2010 não iriam mais oferecer os cursos educacionais para adultos no período noturno. “Tanto nós professores, como a direção, ficamos de mãos atadas quanto a isso, porque a ordem veio da Delegacia de Ensino, talvez para conter custos”, disse a professora.

Seu colega de profissão, o professor de filosofia da Escola Maria Eugênia, Shiguneli Watanabe, disse que todos os estudantes discordam desta medida, porque fará muitos desistirem, desmotivados com a distância que terão de percorrer. “Encarece para essas pessoas, dificulta o acesso. Eu questiono os critérios que foram utilizados para a criação desses pólos que centralizaram o ensino”, disse o professor.

A medida tomada tirou de diversas escolas públicas, em todas as regiões de São Paulo, a estrutura necessária para as aulas noturnas direcionadas ao público adulto e manteve os cursos noturnos em determinadas escolas, que são denominadas pólos. “Para mim que estou no último ano, fico ao mesmo tempo aliviada porque tive a sorte de estudar por aqui, mas também triste porque algumas amigas ainda precisam de mais um ou dois anos para terminar, e não sabem se conseguirão continuar”, disse Sandra.

Segundo ela, existe um abaixo-assinado entre os alunos, que logo será entregue ao Governo. Vamos torcer para que consigam reverter esta situação.

SEM AMOR, NÃO DÁ

No final da sessão conversei com o Andrews Douglas Oliveira Generosos de 18 anos e que está começando a compor suas próprias músicas. Ele disse que está para se apresentar em alguns programas da TV. Para ele os filmes são uma lição de vida e parecem inspirar o jovem a criar suas músicas, que falam da vida e do amor. “Sem amor não dá para viver”, disse Andrews. Para conferir o som dele, entre em seu canal no You Tube.

Andrews Douglas Oliveira Generoso

CINEMA MELHO

Também me encontrei com Angeli de Oliveira Vallede, estudante da Escola Marechal Espiridião Rosa. Ela voltou a estudar depois de 30 anos parada. Está muito feliz. Para ela, A orquestra dos meninos é um filme “maravilhoso”. “Para mim, o cinema nacional melhorou muito de um tempo para cá”, disse Angeli.

Angeli de Oliveira Vallede

PRÓXIMA SESSÃO

Queridos e queridas, amanhã o CineB estará em Perus na Associação por Mutirão Nova Esperança, levando criativos trabalhos do cinema brasileiro para a comunidade local.

Que tal encantar seu sábado com uns filminhos legais e uma deliciosa pipoquinha, preparada pelo seu Antônio, O Pipoqueiro dos pipoqueiros (em maiúscula mesmo rss)!

O endereço é rua Recanto dos Humildes, número 100. Para maiores informações, ligue para 3917-7017.

Beijotchau 😉


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *