PERUS

DESAFIOS

Hoje, quando cheguei em Perus, vi diversas casas com cartazes do CineB colados nas paredes. A tesoureira da Associação por Mutirão Nova Esperança, Jô, disse que divulgou muito o evento de hoje. “Fui colocando nas casas que passava”, disse a tesoureira.

Neuza, presidente da Associação, estava muito animada. “Nossa associação começou em 1995 e desde então vem se mantendo de forma independente, sem ajuda do governo”, disse a presidente. Segundo Neuza, lá são realizadas reuniões, práticas de ginástica e alongamento, eventos culturais e encontros de terapia comunitária. O trabalho objetiva fortalecer a comunidade local, apresentando formas de ativismo para que os habitantes de Perus consigam melhoras no bairro.

Galdino, que foi um dos principais idealizadores desta sessão do CineB em Perus, e trabalha pela Associação dos Trabalhadores Sem Terra do Parque da Vitória, vê com bons olhos o trabalho que as duas associações vêm exercendo na comunidade. Segundo Galdino, desde o final da década de 80, o terreno onde se encontra Perus, foi desapropriado. Com isso, na década de 90, apoiados pelo governo da ex-prefeita Luiza Erundina, começaram a construir as primeira habitações.

Desde então, Perus vêm se afirmando cada vez mais como uma sólida comunidade que deseja participar da vida urbana. “Atualmente Perus tem a situação regularizada, aqui moram mais de três mil famílias que hoje aguardam a prefeitura entregar as escrituras das casas”, disse Galdino.

É impressionante ver uma comunidade tão povoada como Perus, que há 17 anos era praticamente um terreno abandonado. Muito legal!

Mesmo assim, o bairro ainda carece de mais eventos culturais e alternativas de lazer locais. Mas se depender da atual gestão da Associação por Mutirão Nova Esperança, logo Perus terá inúmeras atividades para todas as faixas etárias.

Vale a pena ressaltar que a comunidade não dispõem de um pronto socorro ou mesmo um hospital. Ele até foi solicitado junto ao governo, mas a região não tem espaço para abrigar este tipo de instituição.

Regina de Brito Garcia é uma das voluntárias no Programa Saúde da Família (PSF), o qual é oferecido pela Associação, em parceria com a Secretaria da Saúde. “São seis equipes, com três médicos, seis enfermeiros e as voluntárias para esta comunidade. Em março de 2010 completará oito anos que já existe este serviço aqui”, disse Regina.

ESTRÉIA

Aliás, antes de começar a sessão, a família Garcia povoou as duas primeiras fileiras. A família de Regina de Brito Garcia, disse que gostam de filmes nacionais como O auto da Compadecida e Rota.

Mas quem gosta mesmo de filme brasileiro é a dona Maria Inês Castilho de Almeida, de 76 anos. Ela disse que quando mais moça sempre ia ao cinema. Mas só para ver os filmes nacionais. Ela adora os filmes do Mazzaropi. “São tão bonitos, não é mesmo? Eu gosto das histórias do campo”, disse dona Inês.

Já a dona Vitalina estreou como espectadora da grande tela nesta sessão do CineB. Nascida na Bahia, disse que as histórias nunca chamaram sua atenção e por isso faltou interesse para ir ao cinema. Há 12 anos em São Paulo, bastante feliz com a comunidade que vive, ela trouxe as crianças da vizinhança para aproveitar a sessão. Depois do CineB, ela aprovou a primeira experiência cinematográfica: “Valeu a pena vir aqui”, disse.

“CINEBIS”

Com mais de 12 mil espectadores o CineB, realizado há três anos pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções, hoje esteve em Perus, na zona Oeste de São Paulo, mostrando o melhor do cinema nacional. “Luiz Cláudio Marcolino, do Sindicato, foi uma figura muito importante para que o CineB existisse e continue ativo”, disse Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB, durante a abertura.

Galdino, que foi o idealizador desta sessão em Perus, disse que seria bom ter cineBis. “Exibições de filmes como esse são muito importantes para todos da nossa comunidade, para a educação e a cultura”, ressaltou.

Neuza, a presidente da Associação por Mutirão Nova Esperança, mãe de um bancário, ficou feliz em ver a sala cheia. “Graças a Deus lotou, porque isso ajuda a termos uma nova sessão do CineB aqui em Perus”, disse.

É isso aí. Tomara que logo estejamos por lá de novo!

PRÓXIMA SESSÃO

Que tal conferir esta sessão que rolará no que era uma enorme sala de cinema e hoje é uma igreja evangélica? Aparece no dia 3 de dezembro de 2009, na Galeria Borba Gato, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, para conferir o sensacional O Troco e o inspirador A orquestra dos meninos. O endereço é rua São Benedito, 291. Para maiores informações, pega no telefone e liga 5686-4161 ou 5521-1685.

Fui!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *