Associação dos moradores do bairro da Vila Rica recebe CineB Solar com “Bem Vinda a Quixeramobi”

Associação promove há mais de 15 anos o projeto na região, além de desenvolver atividades artísticas e culturais no bairro

texto e foto: Eduardo Viné Boldt

Fundada em 1959, a Associação dos moradores do bairro de Vila Rica desenvolve uma série de atividades voltadas a comunidade da zona leste de São Paulo. Somente com o projeto CineB, são mais de 15 anos de história, promovendo o acesso dos moradores do bairro ao cinema brasileiro. No sábado a noite (15), foi realizado mais um encontro entre a comunidade e o projeto.

A presidenta da associação, Bia Moreno, estava particularmente feliz. “Hoje tivemos muitas pessoas que nunca vieram assistir a filme aqui. Cada vez que eu faço alguma sessão, eu chamo pessoas que não conhecem o projeto, além dos moradores. E hoje eu fiquei muito feliz porque assistimos a um filme nacional, com o público prestando a atenção e prestigiaram todo o projeto”, destaca.

Camila de Paula é dirigente sindical e faz parte da diretoria da FETEC-SP, Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo. Foi a primeira vez que ela participou de uma sessão, e veio a convite da Bia. Além de ter gostado do projeto, ela tem planos de promover outros eventos como este. “Eu faço parte de uma ONG e quero ver se a gente consegue levar o projeto para outros lugares”, diz.

Caribó

Pouco antes da exibição do filme uma apresentação de dança foi realizada nas dependências da associação. Ivonete Aparecida dos Santos é professora de capoeira e integra o projeto “Mulheres na roda é Show”, que há 9 anos promove encontros e o ensino de danças e capoeira, liderado por mulheres.

Na associação, ela atua com o grupo de dança que realizou a apresentação. “Toda semana a gente ensaia uma dança, tanto o carimbó quanto o maculelê, quanto o samba de roda… E essa dança (que apresentamos aqui) faz referência ao nordeste brasileiro, por isso a gente trouxe, para acompanhar o filme e trazer a alegria para a plateia”, destaca.


Ivonete explica que o projeto ficou parado durante a pandemia, mas que desde o começo desse ano voltou com força total. Apresentar-se antes da sessão de cinema é uma forma de atingir mais pessoas. “É bacana porque o cinema chama o público. Ás vezes a gente faz algumas coisas aqui e não aparece muita gente. Mas quando vem o cinema, a gente percebe que enche. Por isso a gente aproveita para apresentar um pouco do nosso trabalho”, explica.

Comunidade

A coordenadora do projeto CapoELAndo, Renata Santos, esteve presente na sessão de sábado. Ela conheceu o CineB através da Bia Moreno, presidenta da associação, e promoveu o projeto no seu bairro.

Agora foi a vez dela visitar a Vila Rica para prestigiar a associação. “Hoje vieram os alunos da professora Preta, cerca de 10 adolescentes. Eles assistiram o filme lá e vieram aqui somar na associação da Bia. Quem sabe logo, logo a gente consegue levar o CineB de voltar lá”, diz.

Danilo Peres é dirigente da FETEC-SP e morador do bairro. Sempre que possível acompanha as exibições na associação. Ele levou seu filho João (10) e sua filha Alice (8) para assistirem a comédia, e falou da importância do acesso ao cinema. “Eu acho o projeto importante porque ele traz o cinema para a periferia, para o povo. Eu acho que o poder público poderia incentivar esse tipo de iniciativa, como faz na virada cultural, por que o povo gosta de cinema, gosta de arte, gosta e cultura e a gente tem que incentivar”, conclui.

A professora aposentada Wilma Maria Ferreira de Medeiros também acompanha as atividades da associação e saiu muito feliz após a exibição do filme. “O projeto CineB Solar é sensacional. Eu lavei minha alma com o cinema nacional. Eu amo o cinema nacional e estimulo as pessoas a apreciarem, porque é a nossa cultura. A gente se identifica muito, e esse projeto é sensacional porque, nos somos moradores dessa comunidade, nos conhecemos a associação, nos conhecemos o trabalho. A gente se junta, ri… foi muito engraçado, as pessoas gargalharam. Estou vendo que as pessoas estão felizes ao final da sessão, e é uma das poucas coisas que a gente vê que acontece e nos nos sentimos valorizados”, conclui.

SOBRE O CINEB SOLAR

CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Dsde 2007, o projeto já atingiu um público de 86.724 mil espectadores em mais de 681 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 161 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo

Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

 Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  159 longas-metragens e 104 curtas-metragens, sendo também realizadas pré-estreias exclusivas.

Em 2020 em virtude da pandemia, nos reinventamos e lançamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos pudessem ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

CINEB NAS UNIVERSIDADES

Além das exibições públicas em bairros, ruas, praças e entidades comunitárias, o projeto também realiza sessões gratuitas dentro de universidades. A ideia é utilizar a estrutura que as escolas já possuem, como auditórios equipados com projetor digital e som, e transformar esses locais em salas de exibição. Desde 2010, foram  71 sessões em universidades de São Paulo , com a presença  de 8.494 alunos e professores, sempre com debates seguidos da exibição em instituições de ensino parceiras do CINEB.

2 comments

  1. Receber o Cine B solar na nossa associação é sempre um prazer.
    O filme foi sensacional, e vendo o público se interagir foi melhor ainda.
    Parabéns ao projeto e ao Cidalio Vieira que sempre nos surpreende com as sessões a anos.
    Gratidão 🙏🏾😊

  2. Eu amei fazer parte deste dia muito obrigada filme muito bom.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *