Anhembi-Morumbi recebe sessões especiais no mês de Abril

Projeto CineB Universidades promoveu exibições em dois campus da universidade junto ao cineclube da instituição, com boa participação da comunidade acadêmica

texto e foto: Eduardo Vine Boldt

O Projeto CineB Universidades, projeto idealizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, e produzido pela Brazucah, realizou no mês de abril exibições junto à Universidade Anhembi-Morumbi. Foi a primeira vez que o projeto esteve na instituição, com exibições do filme Marte Um, do diretor Gabriel Martins. Ao todo, duas sessões foram realizadas nas dependências da universidade, com participação de alunos e professores, dentro da programação do cineclube Câmara Escura.

Cineclube
Na segunda-feira à noite (17) o projeto chegou ao campus da Mooca para a sessão especial do cineclube Câmara Escura. O cineclube é uma das atividades produzidas pela produtora experimental Câmara Escura, e está ligado ao curso de cinema da universidade.

O projeto visa formar repertório e promover a experiência da atividade coletiva de assistir aos filmes, característica principal do cinema, mas pouco comum em tempos de streaming. Além da exibição, o espaço é aberto para o debate das obras apresentadas entre os alunos participantes. As sessões do cineclube tem boa presença dos estudantes de comunicação, e é aberta a toda a comunidade acadêmica.


Marte Um foi exibido na sala de cinema da universidade, e os professores Renato Coelho, Renan Vilalon e Fábio Silvestre conduziram a atividade. Mais 30 alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual, Rádio e TV e Jornalismo puderam assistir ao filme.


O coordenador do projeto CineB Solar, Cidálio Vieira, destacou a participação da comunidade acadêmica nas sessões. ” Foi muito bom ter trazido o CineB Universidades para a Anhembi-Morumbi. Os debates foram interessantes e os alunos e professores participaram ativamente das discussões”, destacou.
Na tarde de quarta-feira (26) o cineclube da universidade recebeu o projeto novamente, desta vez no campus da Paulista.

O professor Lucas Carlini Lespier foi o responsável pela implantação do projeto no campus. “O projeto do cineclube aqui na unidade da paulista acontece desde o começo do semestre. Esse é o primeiro evento de fato do cineclube. Ele acontece sob a coordenação do professor Renato Coelho no campus da Mooca há mais ou menos um ano e meio,e a gente estava tentando trazer ele para cá, e finalmente conseguimos”, destacou.
O professor ainda elogiou o filme exibido. Ele disse que, entre o corpo docente, Marte Um é uma das obras mais discutidas com os alunos. “O Marte Um é muito interessante porque é um filme que a gente fala em sala de aula. Conversando com outros professores, nós tivemos essa mesma experiência. É um filme legal para quem ainda não tinha tido essa experiência de assisti-lo, que era a maioria dos alunos, e felizmente eles tiveram a oportunidade agora. É um filme que vem da trajetória da Filmes de Plástico (produtora do filme), e é um filme interessante que a gente quer falar em aula, mas que os alunos queriam ter visto, e que participou de um certo debate na mídia”, conclui.


A estudante do primeiro semestre de cinema, Bruna Mollo, se emocionou ao longo da exibição. “Eu me senti inspirada durante o filme inteiro. Eu não estava conseguindo assistir a filmes ultimamente, estava meio sem clima. E se tivesse uma câmera na minha frente vocês conseguiriam ver meus olhos brilhando”, diz.
A estudante de cinema vai fundo na análise do filme, e ressalta o talento do diretor. “A sensibilidade com que ele trata as coisas… Ele não tenta chocar por chocar, ou tratar as coisas explicitamente. Ele mostra que nas pequenas coisas tem muito a ser falado. Ele até fala (na entrevista para a tv) da beleza das pequenas coisas, como uma lata de tinta que pode ser usada como vaso de flor. Não é o propósito daquilo, mas tem um novo propósito, ainda mais bonito, porque tem o envolvimento das sessões naquilo. Eu acho que ele conseguiu representar isso no filme, e é verdade”, conclui.


Ana Carolina Campos é estudante do primeiro semestre de jornalismo. Ela já conhecia o CineB Solar, e até participou de uma sessão, junto com a mãe. Foi a segunda vez que assistiu ao filme, e mais uma vez saiu satisfeita. “É um filme muito sensível, que mostra o brasileiro, principalmente o brasileiro que luta diariamente, para ter uma vida digna”, pontua.

Observatório
Assim como Ana Carolina, alunos de diferentes cursos e períodos participaram do debate. Um grupo de alunos de jornalismo esteve presente na exibição, mas com outro propósito: escrever sobre o evento. Mariana Chagas, Carolina da Silva, Guilherme da Silva e Vitor Hugo da Costa são alunos do terceiro semestre de jornalismo. Eles fazem parte da equipe da revista Observatório de São Paulo.

A revista é um projeto da universidade que visa proporcionar aos alunos experiências práticas em suas atividades profissionais. Eles participaram da sessão, colheram entrevistas e tiraram fotos para a edição da revista. E estão satisfeitos em desenvolver suas atividades, aprendidas em sala de aula, na prática.”Está muito legal fazer a revista. É a segunda semana que a gente está trabalhando nela, tem bastante trabalho para fazer, mas já dá para colocar no currículo”, diz Carolina sorrindo. A matéria da exibição do filme Marte Um estará na próxima edição da revista.

CINEB SOLAR é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Dsde 2007, o projeto já atingiu um público de 86.724 mil espectadores em mais de 681 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 161 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo

Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

 Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  159 longas-metragens e 104 curtas-metragens, sendo também realizadas pré-estreias exclusivas.

Em 2020 em virtude da pandemia, nos reinventamos e lançamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos pudessem ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

CINEB NAS UNIVERSIDADES

Além das exibições públicas em bairros, ruas, praças e entidades comunitárias, o projeto também realiza sessões gratuitas dentro de universidades. A ideia é utilizar a estrutura que as escolas já possuem, como auditórios equipados com projetor digital e som, e transformar esses locais em salas de exibição. Desde 2010, foram  71 sessões em universidades de São Paulo , com a presença  de 8.494 alunos e professores, sempre com debates seguidos da exibição em instituições de ensino parceiras do CINEB.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *