CineB Solar chega pela terceira vez ao Parque Novo Mundo, zona norte, e exibe curtas infantis com temas sobre a consciência negra

Novembro é o mês da consciência negra

Sessão exibida: 25 de novembro de 2023

Pela terceira vez, o CineB Solar transformou a rua do Cingapura Bela Vista, no Parque Novo Mundo, zona norte da Capital, em uma sala de cinema a céu aberto. Sessenta crianças puderam curtir um festival de curtas-metragens infantis sobre a consciência negra. 

Durante a sessão aconteceu um debate animado com a criançada e distribuição de livros infantis. Sem contar, a pipoca!

O evento foi organizado pela Maeli Santos – representando a Associação de Moradores Regando uma Semente. A associação promove ações dentro e fora da comunidade, como: festa do Dia das crianças; páscoa; festa junina, além de distribuir refeições para moradores em situação de rua.

Maeli Santos e a filha Alice Urbano de Oliveira

“É importante porque em nossa comunidade nem todas as crianças têm acesso ao cinema. Os pais não têm condições financeiras. E é uma parte educativa também porque as crianças entendem a importância do cinema. Eles seguem o CineB, lêem e entendem”, disse Maeli sobre o que representa a vinda do projeto até a comunidade.

Beatriz Aparecida de Lira também ajudou na divulgação e organização da sessão promovida pelo CineB Solar

“Eu acho uma coisa muito boa porque as crianças daqui não têm muito o que fazer. No final de semana não tem nada de bom para as crianças daqui. Então, a vinda (do projeto) deixa as crianças muito felizes e muito alegres. Elas estão sempre pedindo para repetir, porque muitos não têm condição de pagar um cinema. Mãe e pai não têm condições financeiras”, disse Beatriz sobre a importância do CineB Solar.

Beatriz Aparecida de Lira

A primeira parceria do CineB Solar com a Associação de Moradores Regando uma Semente foi com um festival de curtas infantis (https://projetocineb.com.br/?p=16594). A segunda foi em junho deste ano com o filme “Pluft o Fantasminha” (https://projetocineb.com.br/?p=19483).

E agora pela terceira vez, o projeto veio com o festival de curtas infantis que contou com seis filmes escolhidos para serem exibidos em novembro, mês da Consciência Negra, que abordam esse tema.

A chuva que caiu no final da tarde, não foi suficiente para atrapalhar a sessão. As crianças foram chegando e ocuparam todas as cadeiras da plateia.

Antes de começar, as crianças ganharam pipoca feita pelo “seu Antônio”. Na abertura da sessão estiveram presentes Maeli Santos e Beatriz Aparecida de Lira que agradeceram por poder receber mais uma vez o CineB Solar.

Maeli Santos e Beatriz Aparecida de Lira

Uma chuva rápida chegou a ameaçar a realização da sessão. Mas logo parou. E o tempo firmou até o final do evento.

 O Festival de Curtas sobre a Consciência Negra

O Menino da Gamboa

Sinopse: Gum é uma criança de 9 anos nativa da praia da Gamboa. Ele nutre profunda admiração por seu irmão mais velho, carregador de malas dos turistas. De um jeito particular, ele inventa uma maneira de ser como seu irmão. 

Dela

Sinopse: Dela mora na Ilha de Itaparica com seu pai, Agenor. Na escola nova, os colegas acham seu nome estranho e seu cabelo esquisito.

Garotas Espertas

Sinopse: você é boa de Matemática? Saiba então que Katherine Johnson foi simplesmente a maior calculista da NASA durante o início da jornada espacial.

Fábula de Vó Ita

Sinopse: Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso.

5 fitas

Sinopse: em Salvador (Brasil), todo ano acontece a grande e tradicional festa para Senhor do Bonfim, onde fiéis, turistas e foliões, peregrinam até a famosa igreja para amarrar fitas e fazer pedidos.

Lily´s Hair

Sinopse: Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

No meio da exibição teve “sessão de perguntas e respostas” para a criançada sobre os curtas-metragens comandada pelo coordenador do CineB Solar, Cidálio Vieira.

No final teve mais pipoca e distribuição de livros infantis doados para as crianças pela bancária aposentada (Banespa) Maria de Lurdes Galvão Imeri, a Marilu, além do sorteio de brindes do CineB Solar

A criançada curtindo os livros doados por Marilu que foram distribuídos no final da sessão

Mais sobre o CineB Solar

CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 89 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 164 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.


Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *