Vila Rica e CineB Solar comemoram mais de vinte sessões com “Mussum, o Filmis”

A Sociedade Amigos da Vila Rica é grande parceira do projeto CineB Solar

O filme “Mussum, o Filmis” foi o escolhido para marcar a longeiva parceria entre a Sociedade Amigos da Vila Rica, na zona leste de São Paulo e o CineB Solar.

Diversos já foram os filmes exibidos na Vila Rica em mais 17 anos de projeto: “Depois Daquele Baile”; “Espelho D’Água”; “Noel, o Poeta da Vila”; “Domésticas”; “O Casamento de Romeu e Julieta”; “Eu Tu Eles”; “Eu e Meu Guarda-Chuva”; “O Contador de História”; “Lula, o Filho do Brasil”; “Vips”; Cine Holliúdy”; “O Menino no Espelho”; “De Onde Eu Te Vejo”; “O Segredo dos Diamantes”; “Elis”; “Coragem – As Muitas Vidas do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns”; “Dr. Drama “;”Pixinguinha “;”Bem-Vindo a Quixeramobim”; “Medida Provisória” e curtas nacionais.

A presidenta da Associação de Moradores da Vila Rica e funcionária do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Bia Moreno, contou sobre a parceria de mais de uma década com o CineB Solar. “Nós tivemos hoje 20ª sessões de cinema, do CineB Solar. E aqui pra nós é gratificante, porque as pessoas aqui, nós moramos numa região que é periférica, onde as pessoas não conseguem ir no Cinemark e gastar menos do que 100 reais. E pra gente ter o CineB aqui é uma honra, né? Hoje teve bastante criança que nunca foram ao cinema. Andei conversando com algumas crianças aqui e elas nunca foram ao cinema. Então, esse projeto não só traz o entretenimento do cinema, como também o entretenimento de saber como que funciona uma placa solar, como que funciona uma energia solar. Então nós temos também uma sustentabilidade de mostrar que é possível mudar o mundo, que é possível que as pessoas entendam que temos que usufruir das coisas sem a necessidade de destruir.”

Bia Moreno

Bia também reforça sobre a importante parceria com a vice presidenta Maria Alice dos Anjos. “Eu tenho aqui comigo a minha vice-presidente, que é a Alice. É uma pessoa que eu posso contar, é uma pessoa que tá sempre do meu lado e eu agradeço por ter ela, porque as pessoas hoje, pra cuidar de uma associação, é complicado. Então ela não desiste, a gente não desiste, a gente tá sempre juntas.”

Alice, Bia e o coordenador do projeto CineB Solar Cidálio Vieira

Desta vez, a visita à nova estação movel aconteceu antes da sessão. Os grupos se organizaram e conheceram o carro do CineB Solar.

Na sessão da noite estiveram presentes alunos da EMEF Roquette Pinto. Eles contaram sobre o que acharam do projeto e do filme.

“Achamos o projeto muito legal, porque ele ensinou várias. Gostamos muito do projeto. É muito legal que é sobre mais o sistema solar, sobre essas coisas de ciência, essas coisas assim. Gostamos muito principalmente o negócio do planeta e porque envolveu muita ciência também.”

Ingrid Mirella Gomes Camargo, Bia Aparecida Florencia, Larissa Vitória Costa Novaes e Flávia Henrique Souza dos Anjos

Yvonnette Aparecida dos Santos, conhecida como Professora Preta, compareceu à sessão e trouxe alguns de seus alunos.

Professora Preta

Preta acompanha o projeto CineB Solar há bastante tempo. “Faço parte do ‘Símbolo da Liberdade’, um grupo de capoeira, trabalho aqui há mais de 10 anos e estou sempre acompanhando o CineB Solar. Para mim é maravilhoso, quero levar para o meu espaço também. Hoje eu vim com a minha turminha, meus alunos do outro projeto, né? Trouxe todos, mas tem uns 20 alunos aí, ao total. E trouxe eles pra conhecer um pouquinho o projeto também.”

Nesta sessão tiveram as pipocas do “seu” Antônio, participação do público falando sobre o filme e sorteio de camisetas.

Mais sobre o CineB Solar


CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 16 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Veja mais sobre a sessão:

One comment

  1. Foi um show o cine B Solar na associação, o público saíram satisfeitos. Ter o cinema nacional na comunidade é muito importante, para que as pessoas conheçam nossos filmes. Obrigada por mais uma sessão!!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *