EMEF Irmã Dulce tem sessão especial com a presença do ator Amaurih Oliveira

CineB Solar realiza a terceria sessão na escola em noite emocionante

Sessão exibida em: 29 de maio de 2024

Texto e fotos: Thaís Nozue

A noite estava fria na zona sul de São Paulo e mesmo assim a sessão de “Irmã Dulce” estava lotada. Essa é a terceira vez que o CineB Solar realiza uma sessão no Jardim Amália, próximo ao Parque Fernanda, no Capão Redondo. O projeto já exibiu na EMEF Irmã Dulce os filmes “Doutor Gama” e “À Beira do Caminho”. Confira como foram as sessões passadas aqui e aqui.

Paula Pereira dos Santos, professora há 24 anos, estava muito animada para a sessão. “É a terceira vez que o Cine Solar vem aqui na nossa escola e nós somos apaixonados por esse projeto. Os alunos gostam bastante. É muito gostoso receber o grupo, assistir o filme e prestigiar o cinema nacional. Muito obrigada.”

Professora Paula Pereira dos Santos

A escola atende alunos do EJA e, com os ingressos esgotados, tiveram a oportunidade de assistir ao filme de mesmo nome da escola. Para alguns, era a primeira vez numa sessão de cinema, como a aluna Joelice Araújo Silva que trouxe as amigas Luz Aparecida Paulista e Elenilza da Silva. “Eu não conhecia o projeto (CineB Solar) e estou bastante curiosa pelo filme. Nunca fui no cinema na minha vida.”, conta ela.

Joelice Araújo Silva e as amigas Luz Aparecida Paulista e Elenilza da Silva

O coordenador pedagógico Elias Pinheiro Ribeiro fala sobre a importância de projetos como o CineB Solar para comunidades alunos de escolas públicas. “Eu fico muito feliz pelo movimento, pelo projeto, pelo atendimento, pelo pronto atendimento não só do Cidálio, mas de toda a equipe, porque trouxe uma nova possibilidade para os nossos alunos no que se refere a conhecer eventos culturais. A gente sabe que na periferia, em sua grande maioria, os alunos não têm essa disponibilidade de, de repente, frequentar um cinema, de assistir um evento coletivo de magnitude parecida, mas a equipe do CineB Solar trouxe para nós essa possibilidade. Foi muito gostoso, a gente fica muito feliz e esperamos uma próxima vez recebê-los novamente aqui.”

O coordenador pedagógico Elias Pinheiro Ribeiro

Antes do início da sessão, os alunos foram recebidos para jantar e depois pegaram seus saquinhos de pipocas personalizados para acompanharem o filme.

Ao final da sessão, quatro alunos foram sorteados e ganharam camisetas do projeto.

Logo em seguida, o ator Amaurih Oliveira chegou para o Cine Debate da noite e conversou com os participantes da sessão.

Os alunos participaram ativamente do debate, fazendo diversas perguntas ao ator. Amaurih contou sobre sua trajetória, os desafios enfrentados, os trabalhos realizados, a emoção de ter feito o filme “Irmã Dulce” e o apoio que recebeu da família.

Amaurih Oliveira fala como projetos como o CineB Solar e sua visita à EMEF Irmã Dulce são essenciais para as comunidades. “Cara, foi uma alegria poder vir aqui, porque ver essa escola cheia de pessoas interessadas e de todas as idades, né? Porque eu acho que o Irmã Dulce é um filme que passa uma informação que eu acho que todo mundo deveria ter consciência disso, não só por Irmã Dulce ter sido quem ela foi, mas por ela continuar a existir nas suas obras hoje, lá em Salvador, e que, consequentemente, se propaga para todo o Brasil e, quiçá, para o mundo, né? Porque Irmã Dulce, hoje, a gente tem ela como uma santa brasileira, mas a gente não tem e não faz noção do quanto de milagre que ela já deve ter realizado por aí, milagres que eu acho que precisam ser comprovados. O próprio milagre da fé, eu já acho que é de uma força inacreditável, sabe? O que o milagre da fé pode fazer com a gente, e eu sou um milagre desse de acreditar, que a gente pode realizar os nossos objetivos, os nossos sonhos, por mais que sejam em pequenas iniciativas. Porque a iniciativa de Irmã Dulce virou maior, né? O sonho dela, onde ela estiver, ela deve olhar pra isso hoje e dizer, gente, olha o que aconteceu que ela esteja bem lá com Deus, onde ela estiver, mas reconhecer a força e a potência da história dela até hoje, assim, desde quando eu tive consciência da existência dela e anteio a isso, né, é de uma alegria enorme.”

O ator Amaurih Oliveira

Primeira santa brasileira, Irmã Dulce possui uma importância ímpar para a comunidade católica e para todos que conhecem seus feitos e sua trajetória. Edvandson de Oliveira Silva, aluno da EMEF, foi convidado pela professora de artes, Helena, para desenhar a santa em uma das paredes da escola. Ele conta como se sentiu com o convite e oportunidade. “Desde 2019 eu tenho um acordo com a professora de arte de expor a irmã do mural. E aí eu vim me preparando todo esse tempo para poder fazer esse desenho. Eu tirei ele de uma foto. Então pra mim foi um pouco complicado, porque eu costumo fazer cópias. E aí eu falei, vou me arriscar nessa aventura. E aí eu fui lá, peguei essa foto, trabalhei ela no caderno primeiro. E aí agora comecei a desenhar ela no mural da escola. É um prazer, porque é uma pessoa que infelizmente eu não pude conhecer em vida, mas já conheci um pouquinho da história dela desde a minha infância. Então pra mim tá sendo muito gratificante.”

Para encerrar a noite, alguns professores e alunos fizeram a visita ao carro do CineB Solar.

Mais sobre o CineB Solar


CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Veja as fotos da noite.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *