Cooper Vira Lata recebe CineB Solar com cinebiografia de Sidney Magal

Foi a primeira vez que a cooperativa realizou uma exibição de cinema para seus cooperados

Cooperados puderam passar a tarde assistindo ao filme “Meu sangue ferve por você”

sessão realizada no dia 12/07/2024

texto e fotos: Eduardo Viné Boldt

Foi no meio da tarde de sexta-feira (12) que o CineB Solar montou a sua estrutura dentro da Cooper Vira-Lata. A sessão foi organizada para atender aos cooperados que atuam na coleta e seleção do material reciclável da região, e que estavam no final de seus expedientes. Em pouco menos de uma hora, um espaço dentro da cooperativa se transformou em uma sala de cinema.

Sala cheia para a exibição do projeto CineB Solar

O filme foi escolhido a dedo. Pensando em um momento de descontração para os trabalhadores, o coordenador do projeto, Cidálio Vieira, propôs a exibição do longa “Meu sangue ferve por você” (dir. Paulo Machline), cinebiografia do cantor Sidney Magal. O filme conta a história da carreira e do amor entre o cantor e sua esposa, Magali, que já dura mais de 40 anos. “Eu queria trazer um filme que eles pudessem se divertir, rir e se apaixonar pela história. Acho que a escolha deu certo”, ressaltou. Sessenta pessoas puderam assistir ao filme nas dependências da cooperativa.

Cooper Vira Lata

A cooperativa nasceu como um projeto em 1998 quando um grupo de amigos da zona oeste de São Paulo se organizou para combater o desemprego que impactava os moradores na região do butantã e zona oeste da capital paulista. Com o apoio da igreja local e após muita conscientização, aos poucos a comunidade, os catadores e carroceiros da região conseguiram construir um trabalho de sucesso.

Alenice Abrantes foi uma das responsáveis por levar o projeto até a cooperativa

Somente em 2013 o projeto se tornou efetivamente uma cooperativa. Hoje, os números são suntuosos. Segundo Alenice Abrantes, cooperada e tesoureira da organização, a cooperativa recicla mais de 200 toneladas por mês de material, gerando uma receita de mais de 150 mil reais aos trabalhadores. Quase 50 famílias vivem da reciclagem do material processado no galpão da organização.

A exibição na tarde de sexta-feira foi um momento importante para os trabalhadores que se dedicam à coleta e seleção do material reciclado. O trabalho é árduo e os momentos de lazer são escassos. “Os catadores muitas vezes não têm oportunidade de ir ao cinema. Ver a tela de cinema é diferente de ver a tela de TV. Conversando com o pessoal aqui, a gente percebe que eles assistem muito jornal que noticiam violência. Então trazer um pouco do que é o cinema, do que é a cultura brasileira, principalmente um filme do Sidney Magal, que é um artista brasileiro, é fundamental para mostrar um outro lado do Brasil que existe”, destaca Alenice.

Eloisa há 13 anos faz parte da cooperativa

A cooperativa conta com trabalhadores e trabalhadoras que se dedicam ao projeto há um longo tempo. Eloisa Fernanda é uma delas. Cooperada há 13 anos, ela pôde assistir ao filme junto com seus colegas. Ela tem 35 anos e é moradora do Jardim Jaqueline, comunidade próxima a cooperativa. Ela já conhecia o CineB Solar de outra exibição, que ocorreu próxima ao seu local de moradia. Ela levou seus filhos naquela oportunidade. Hoje, conseguiu assistir ao longa-metragem no final da sua jornada de trabalho. “ É uma coisa muito gratificante, porque é algo que a gente não tinha aqui dentro. Em uma hora dessa a gente podia estar em casa, fazendo outras atividades. Mas agora a gente tem um momento nosso, dando risada de algumas cenas. Então isso é muito legal!”, destacou a cooperada.

Talia e Samira puderam aproveita o final de tarde com sessão de cinema

Talia Silva e Samira Nascimento são novas na organização. As duas têm menos de 6 meses na cooperativa, mas estão empolgadas com o trabalho. Talia tem 28 anos e 4 filhos, e disse que não costuma frequentar as salas de cinema, por isso gostou da oportunidade. Samira também ficou bastante emocionada com a história narrada no filme. Com 21 anos e uma filha, ela destaca que são poucas as oportunidades para assistir a um filme nacional. A exibição dentro da cooperativa proporcionou um pouco de lazer para ela.

Arlete aprovou o CineB Solar

Arlete Paixão é outra cooperada que há 3 anos se dedica ao dia a dia da coleta e seleção do material reciclado. Ela tem 31 anos e 3 filhas. De segunda a sexta ela trabalha na cooperativa, e nos finais de semana cumpre um roteiro nos bairros para recolher material reciclado. Com essa rotina, são poucos os momentos de lazer e de oportunidade de entrar em contato com o cinema brasileiro. Ela aprovou o filme e a exibição, pensada no meio da jornada justamente para dar um alento aos trabalhadores do projeto.

Sinopse

“Meu sangue ferve por você” (dir. Paulo Machline), 97min, Comédia Musical

Em 1979, Magal, um dos artistas mais populares e celebrados do país, segue a rotina de ensaios e compromissos em Salvador. Durante um programa de TV, conhece a deslumbrante Magali e é acometido por uma paixão inédita e avassaladora. Para conquistá-la, precisará vencer a resistência de Jean Pierre, seu empresário passional, além da desconfiança da família, dos amigos e da própria amada. Embalado por grandes sucessos, o filme narra os encontros e desencontros da explosão de amor que muda para sempre a vida do casal.

Mais sobre o CineB Solar

CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.
Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todospossam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.

Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar
Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *