CineB Solar encerra o mês de julho com sessão no Sindicato dos Bancários

Salão Amarelo recebe o documentário “Partido” com a presença dos produtores

Sessão exibida em 31 de julho de 2024

Fotos e texto: Thaís Nozue

Quarta-feira (31) aconteceu a última sessão de julho do CineB Solar e o Auditório Amarelo, no Sindicato dos Bancários foi transformado em cinema mais uma vez. Cerca de 50 pessoas assistiram ao documentário “Partido” e contaram com a presença do produtor Andrés Benedykt e do diretor de fotografia Marcelo Nucci.

O documentário

Dirigido por Cesar Charlone, Sebastián Bednarik e Joaquim Castro, “Partido” é um documentário que acompanha Fernando Haddad ao longo de sua campanha para o cargo de presidente do Brasil em 2018, que resultou na eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro. O longa segue Haddad durante suas viagens à Curitiba para visitar Luiz Inácio Lula da Silva na prisão e outros destinos de sua campanha até enfrentar Bolsonaro no histórico segundo turno das eleições – que teve como resultado a derrota do atual Ministro da Fazenda. O documentário ainda traz os desfechos políticos de 2018 até a reeleição de Lula à presidência em 2023. Fonte: Adoro Cinema

Presentes também na sessão estavam movimentos sociais, comunidade, funcionários do sindicato, coletivos e pessoas de diversos bairros da cidade.

Eder Tesio Santi, Jornalista, membro do Coletivo São Paulo de Literatura. Ricardo Cardoso, presidente do Centro de Educação da Zona Leste, Coletivo São Paulo de Literatura. Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar

Cine Debate

A sessão foi marcada pelo Cine Debate, momento em que os participantes podem fazer perguntas aos convidados. Andrés Benedykt e Marcelo Nucci responderam as dúvidas e comentaram sobre os bastidores das gravações.

Benedykt conta que sobre o desafio de ter o documentário divulgado, tendo que buscar financiamento no Uruguai. “A gente tem uma distribuidora que é a O2 Play que fazem esse processo, mas infelizmente a gente sabe que documentarários aqui no Brasil são pouco assistidos, quando é de política e tem um viés é mais complexo ainda. Então, pra conseguir financiamento a gente teve que ir até o Uruguai”.

Andrés Benedykt

Andrés também falou sobre a importância de projetos como o CineB Solar colaboram para a divulgação de filmes com viés político no Brasil, sobretudo. “Importante projetos como esse, com certeza. Nosso filme passou em alguns festivais, mas falta dinheiro, diferente da direita que tem mais dinheiro pra comunicar as coisas, tem muito mais facilidade de conseguir apoio. Mesmo com uma cadeia do audiovisual grande pra captar, as empresas nao querem apoiar, um filme que tem um viés.”

Nucci falou sobre como foi o processo de filmagem do documentário na intimidade do então candidato Fernando Haddad. “99% das filmagens a gente estava lá, eu e o Andrés. Foi uma grande escola, de primeiro momento, de você estar presente num momento histórico, e o desafio era mostrar o Haddad como uma pessoa, humano, mostrar esse lado humano e sair um pouco desse lugar que as pessoas pouco conhecem. Eu vi um Fernando sofrido, só tomava porrada o tempo inteiro.”

Andrés Benedykt, Cidálio Vieira e Marcelo Nucci

Ao final do Cine Debate foram sorteadas duas camisetas do projeto CineB Solar e os ganhadores posaram pra foto.

 Mais sobre o CineB Solar


CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiados com o troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do Cineb Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Confira a galeria de fotos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *