Escola estadual no Parque Mandaqui recebe CineB pela primeira vez

Alunos do EJA participaram da sessão de “Ó Paí, Ó 2”.

Sessão exibida em 28 de agosto

Fotos e texto: Thaís Nozue

A noite de quarta-feira (28) foi especial para os alunos do EJA e para a comunidade da Escola Estadual Paul Hugon, no bairro Parque Mandaqui, zona norte de São Paulo; o páteo da escola foi transformado em uma grande sala de cinema e cerca de 80 alunos assistiram ao filme “Ó Paí, Ó 2”.

Já na entrada os alunos foram recebidos com alegria e muita pipoca.

Antes do início da sessão, alunos e professores participaram de um divertido jogo. Para estimularem suas memórias e conhecimentos sobre o cinema brasileiro, quatro voluntários responderam a um quiz sobre filmes nacionais. Os ganhadores foram contemplados com um brinde do projeto CineB.

O projeto CineB busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Rosângela Aparecida Ribeiro, coordenadora da escola, estava emocionada e honrada por receber o projeto CineB. “Eu estou na escola desde 1977, eu fui aluna da escola, voltei como professora. Eu tenho 32 anos de carreira, estou encerrando a minha carreira na escola onde eu me constitui professora, onde eu tive toda a parte cultural desenvolvida das artes. Sou uma fã do cinema brasileiro e estou muito honrada de, no final de carreira, estar recebendo aqui uma amostra do cinema e deixando essa herança para a cultura do Colégio Paul Hugon. E o que eu tenho a falar é só gratidão pela arte, pela cultura e pelo acompanhamento das pessoas que se envolvem nessa cultura e a continuação dessa arte. Muito obrigada.”

Rosângela Aparecida Ribeiro – coordenadora da escola

Viviane Trindade, professora de artes na escola, acredita que fomentar o cinema brasileiro é um resgate cultural e oportuniza aos alunos o desenvolvimento de atividades acerca das temáticas abordadas no filme. “É muito interessante o fomento do projeto do CineB, que traz para a escola a questão cultural, que a gente não vê mais, que é a questão das pessoas estarem juntas para assistir um filme, depois comentar esse filme, então isso estabelece um sinal de amizade e as pessoas podem depois, durante a semana, comentar e fazer um trabalho sobre o filme assistido.”

Viviane Trindade – professora de artes

Cine Debate

Ao término da sessão, os alunos puderam participar do Cine Debate que tem como proposta estimular o pensamento crítico.

A aluna Tatiane Cristina de Souza Amendola gostou bastante do projeto e comentou sobre o filme. “Achei muito bacana o projeto, até mesmo pra inclusão e unir todos os alunos de todas as salas no meu turno, porque a gente é um turno que não tem muita novidade e agora isso foi bem legal. Sobre o filme eu também achei bem bacana, fala sobre a cultura, religião que eles seguem, sobre conquistas. Eu gostei muito.”

Tatiane Cristina de Souza Amendola

João Charles, aluno do segundo T.A., agradeceu a oportunidade de participar do projeto. “O filme, o projeto, são uma oportunidade para muitos que não têm a acesso ao cinema, além de representar muito a nossa cultura brasileira. Então, esse filme representa muito para cada um, tanto para o adolescente, como para o criança. e os adultos também. Desde já quero agradecer a oportunidade terem vindo aqui na escola e que volte pra gente prosseguir em frente, né? Muito obrigado a cada um de vocês, tá?”

João Charles

A última participante da noite foi Joseira Dos Santos Elias. A aluna comentou que já havia assistido o primeiro filme e gostou muito das lembranças que “Ó Paí, Ó 2” trouxeram pra ela. “Assisti o primeiro filme. Esse é o segundo e eu não conhecia. Muito bom, porque me lembrou muito da minha origem, porque eu sou baiana, de Salvador. Obrigada, gente, pela oportunidade. Muito legal.”

Joseira Dos Santos Elias

Assista aos depoimentos na íntegra.

Para encerrar a noite, duas camisetas do projeto fora sorteadas.

Agradecimento especial aos funcionários da escola pela janta oferecido no término da sessão.

Mais sobre o CineB Solar


CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 91mil espectadores em mais de 732 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 220 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR  169  longas-metragens e 125 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Confira as fotos da noite.

One comment

  1. Projeto maravilhoso! Principalmente porque aborda filmes nacionais, busca trazer o clima de cinema para pessoas nunca tiveram a oportunidade de usufruir um!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *