Alunos do EJA participaram da sessão de “Ó Paí, Ó 2”.
Sessão exibida em 28 de agosto
Fotos e texto: Thaís Nozue
A noite de quarta-feira (28) foi especial para os alunos do EJA e para a comunidade da Escola Estadual Paul Hugon, no bairro Parque Mandaqui, zona norte de São Paulo; o páteo da escola foi transformado em uma grande sala de cinema e cerca de 80 alunos assistiram ao filme “Ó Paí, Ó 2”.
Já na entrada os alunos foram recebidos com alegria e muita pipoca.
Antes do início da sessão, alunos e professores participaram de um divertido jogo. Para estimularem suas memórias e conhecimentos sobre o cinema brasileiro, quatro voluntários responderam a um quiz sobre filmes nacionais. Os ganhadores foram contemplados com um brinde do projeto CineB.
O projeto CineB busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Rosângela Aparecida Ribeiro, coordenadora da escola, estava emocionada e honrada por receber o projeto CineB. “Eu estou na escola desde 1977, eu fui aluna da escola, voltei como professora. Eu tenho 32 anos de carreira, estou encerrando a minha carreira na escola onde eu me constitui professora, onde eu tive toda a parte cultural desenvolvida das artes. Sou uma fã do cinema brasileiro e estou muito honrada de, no final de carreira, estar recebendo aqui uma amostra do cinema e deixando essa herança para a cultura do Colégio Paul Hugon. E o que eu tenho a falar é só gratidão pela arte, pela cultura e pelo acompanhamento das pessoas que se envolvem nessa cultura e a continuação dessa arte. Muito obrigada.”
Viviane Trindade, professora de artes na escola, acredita que fomentar o cinema brasileiro é um resgate cultural e oportuniza aos alunos o desenvolvimento de atividades acerca das temáticas abordadas no filme. “É muito interessante o fomento do projeto do CineB, que traz para a escola a questão cultural, que a gente não vê mais, que é a questão das pessoas estarem juntas para assistir um filme, depois comentar esse filme, então isso estabelece um sinal de amizade e as pessoas podem depois, durante a semana, comentar e fazer um trabalho sobre o filme assistido.”
Cine Debate
Ao término da sessão, os alunos puderam participar do Cine Debate que tem como proposta estimular o pensamento crítico.
A aluna Tatiane Cristina de Souza Amendola gostou bastante do projeto e comentou sobre o filme. “Achei muito bacana o projeto, até mesmo pra inclusão e unir todos os alunos de todas as salas no meu turno, porque a gente é um turno que não tem muita novidade e agora isso foi bem legal. Sobre o filme eu também achei bem bacana, fala sobre a cultura, religião que eles seguem, sobre conquistas. Eu gostei muito.”
João Charles, aluno do segundo T.A., agradeceu a oportunidade de participar do projeto. “O filme, o projeto, são uma oportunidade para muitos que não têm a acesso ao cinema, além de representar muito a nossa cultura brasileira. Então, esse filme representa muito para cada um, tanto para o adolescente, como para o criança. e os adultos também. Desde já quero agradecer a oportunidade terem vindo aqui na escola e que volte pra gente prosseguir em frente, né? Muito obrigado a cada um de vocês, tá?”
A última participante da noite foi Joseira Dos Santos Elias. A aluna comentou que já havia assistido o primeiro filme e gostou muito das lembranças que “Ó Paí, Ó 2” trouxeram pra ela. “Assisti o primeiro filme. Esse é o segundo e eu não conhecia. Muito bom, porque me lembrou muito da minha origem, porque eu sou baiana, de Salvador. Obrigada, gente, pela oportunidade. Muito legal.”
Assista aos depoimentos na íntegra.
Para encerrar a noite, duas camisetas do projeto fora sorteadas.
Agradecimento especial aos funcionários da escola pela janta oferecido no término da sessão.
Mais sobre o CineB Solar
CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 91mil espectadores em mais de 732 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 220 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.
Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do CINEB SOLAR 169 longas-metragens e 125 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.
Nas redes
Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar
Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal
Confira as fotos da noite.
Projeto maravilhoso! Principalmente porque aborda filmes nacionais, busca trazer o clima de cinema para pessoas nunca tiveram a oportunidade de usufruir um!