Comemorando a Semana da Consciência Negra, CineB apresenta documentário sobre a influência do movimento Black Rio na cultura, na sociedade e nos processos de luta por justiça racial no Rio de Janeiro
Sessão exibida em 22 de novembro de 2024
Fotos e texto: Thaís Nozue
No último dia 22, a Sociedade Amigos da Vila Rica foi palco de uma celebração especial da Semana da Consciência Negra, com a exibição do documentário “Black Rio! Black Power!”, promovido pelo projeto CineB. Transformando o espaço em uma verdadeira sala de cinema, o evento reuniu moradores da comunidade para uma noite repleta de cultura, reflexão e diversão.
Pipoca e capoeira: um início marcante
Logo na abertura, a tradicional distribuição de pipoca, preparada pelo “seu” Antonio, acolheu o público. A noite também contou com uma vibrante apresentação de capoeira conduzida pela professora Carolina Teixeira, que destacou a importância de resgatar a ancestralidade e a cultura afro-brasileira:
“Nosso propósito é unir a galera da comunidade, resgatar a cultura, a ancestralidade do nosso povo. Achei incrível trazer essa oportunidade para a comunidade, especialmente para as crianças que não têm acesso a esse tipo de conhecimento na escola.”
Carolina, que dá aulas de capoeira na associação, reforçou que as atividades são abertas a todos e acontecem às segundas e quartas-feiras, com a participação de mestres e professores.
Uma noite de memórias e inspiração
O documentário emocionou o público ao explorar a influência do movimento Black Rio no fortalecimento da identidade negra. Para Wilma Medeiros, frequentadora assídua do CineB, foi um momento de reviver memórias e reforçar a luta por justiça racial:
“Foi uma noite esplendorosa. O filme nos trouxe um retrato poderoso da resistência e da luta contra o racismo estrutural. Revivi a época em que, aqui na Vila Rica, tínhamos um forte movimento negro, com danças e cabelos black. Saímos daqui extremamente felizes e inspirados.”
Edivaldo Cassiano dos Santos, participante da apresentação de capoeira, também destacou o impacto do evento:
“É uma sensação diferente se apresentar para um público tão diversificado. Acredito que momentos assim podem atrair mais pessoas para conhecerem a capoeira, que movimenta o corpo e resgata a nossa cultura.”
CineB, um parceiro de longa data
Para Maria Alice de Lúcio dos Anjos, vice-presidenta da Sociedade Amigos da Vila Rica, o evento reafirma a parceria duradoura com o CineB:
“Essa já é a 15ª vez que recebemos o projeto aqui. A casa sempre lota e a comunidade participa com entusiasmo. É uma oportunidade única de aprendizado, especialmente para as crianças, que puderam refletir sobre a consciência negra.”
Encerramento com muita dança e sorteios
Após a exibição do documentário, a noite continuou animada com um concurso de dança que trouxe a alegria das famílias para o centro do evento. Para fechar com chave de ouro, camisetas personalizadas do projeto foram sorteadas entre os participantes, deixando um gostinho de quero mais.
O CineB mais uma vez reforçou seu papel transformador, levando cultura e educação para os bairros periféricos e celebrando a riqueza da diversidade brasileira. Com eventos como este, o projeto segue inspirando e fortalecendo as comunidades que transforma em verdadeiras salas de cinema.
Mais sobre o CineB
CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 91mil espectadores em mais de 732 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 220 bairros da cidade de São Paulo e 23 cidades fora de São Paulo.
Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.
Já foram exibidos na tela do CINEB 169 longas-metragens e 125 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.
Nas redes
Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?
Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar
Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar
Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar
Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal
Veja as fotos: