Do Metrô Jabaquara, eu e a Luciana, assistente de produção do CineB, tomamos um ônibus rumo ao Terminal Varginha. De lá tomamos outro, e daí a paisagem urbana foi ficando pra trás.
Ainda dentro do Município de São Paulo, nosso ônibus percorreu as ruas de terra de Chácara Santo Amaro, onde moram aproximadamente 3.700 pessoas até nosso ponto de chegada, no salão da Igreja São Thiago. Esta é a segunda vez que o CineB arma sua telona para exibir filmes brasileiros no local.
Há um ano exibimos O casamento de Romeu e Julieta. Dessa vez levamos o curta A mula teimosa e o controle remoto, de Hélio Villela Nunes e o longa O contador de histórias, de Luiz Villaça.
Clique aqui para ler a reportagem da sessão anterior.
“A diferença do ano passado pra este, é que o Posto de Saúde foi reformado”, conta Carol Terrazas, gerente do Posto de Saúde do bairro. “Mas infelizmente o bairro continua sem opções de lazer e cultura”, diz.
“E para piorar a situação a creche que tínhamos aqui no bairro foi fechada”, revela a enfermeira Sheila Aparecida Ferreira Latchim.
“Nota mil um projeto como este”, elogia a moradora Josiane do Socorro de Melo Wanzeler, que veio pela primeira vez assistir filmes com a gente. “A cultura tem que ir aonde o povo está”.
IR, MAS PENSANDO NA VOLTA
Segundo Josiane do Socorro, os moradores de Chácara Santo Amaro precisam se planejar antes de ir ao cinema. “Temos que escolher uma sessão que não acabe muito tarde, pois o único ônibus que atende nosso bairro para de circular meia noite”, explica.
Os cinema mais próximos do bairro ficam nos shoppings Interlagos e SP Market. Chácara Santo Amaro fica aproximadamente 40km de Centro de São Paulo.
“Por isso para nós foi fundamental trazer o CineB pra cá, tanto ano passado como este, porque as pessoas daqui precisam de cultura e arte”, explica a gerente do Posto de Saúde, Carol Terrazas.
Em ambas as exibições Carol procurou o CineB e agitou a sessão na comunidade com ajuda dos moradores e funcionários do Posto.
CINEB EM CASA!
Esta foi oficialmente a primeira exibição em que foi divulgado o primeiro DVD do Selo CineB do Cinema Brasileiro. O disco é vendido no valor de R$5, e contém 5 curtas metragens exibidos pelo CineB (Vida Maria, O troco, Historietas mal assombradas, O xadrez das cores, A mula teimosa e o controle remoto).
“Sempre no final das exibições nos pedem uma cópia dos curtas exibidos, mas não podemos fazer isso sem autorização”, explica Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB. “Agora vendemos esta coletânea a preço popular, e toda verba vai para os diretores dos curtas metragens”.
Apesar de na exibição de ontem em Itaim Paulista não ter sido feita a divulgação do Selo na abertura, duas pessoas compraram o disco. Sinal de que a primeira tiragem de mil exemplares vai acabar loguinho!