CineB leva o cinema nacional ao Sindicato dos Bancários com debate sobre Lampião e cultura nordestina

Sessão exibida em 28 de novembro de 2024

Fotos e texto: Thaís Nozue

Na última quinta-feira (28), o CineB realizou uma sessão especial no Salão Amarelo do Sindicato dos Bancários, no centro de São Paulo, com a exibição do filme “Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil!”. A produção, dirigida por Marcelo Felipe Sampaio e roteirizada por Moacir Assunção, trouxe uma abordagem inédita sobre a história de Lampião, os Nazarenos e os conflitos no sertão nordestino das primeiras décadas do século 20.

Inspirado no livro “Os homens que mataram o facínora – a história dos grandes inimigos de Lampião” de Moacir Assunção, o filme narra a luta dos moradores de Nazaré do Pico, em Floresta (PE), contra Lampião, a Coluna Prestes e a polícia pernambucana. Para essa sessão, o guitarrista Lúcio Maia (ex-Nação Zumbi), autor da trilha original do filme, realizou uma performance musical ao vivo, com uma mixagem e corte exclusivos para o evento, tornando a experiência ainda mais especial.

Presenças marcantes e Cine Debate

O evento contou com a participação do diretor Marcelo Felipe Sampaio e do roteirista Moacir Assunção, que enriqueceram o Cine Debate com reflexões sobre a narrativa do filme e a importância de resgatar histórias pouco conhecidas da cultura brasileira.

Para Davi Amorim, do Movimento Nacional de Catadores, a sessão foi uma oportunidade de aproximação cultural:

“Eu já conhecia histórias sobre Lampião pela minha família nordestina, mas não sabia sobre os Nazarenos. Foi bacana conhecer esse outro lado. Eventos como esse são essenciais para valorizar a cultura e queremos estreitar os laços com o CineB, convidando-o para a Expo Catadores no final do ano.”

Davi Amorim – Movimento Nacional de Catadores

Fábio Henrique Pereira Nazário, orientador socioeducativo do projeto KF Hotel Victory, levou famílias em situação de vulnerabilidade para assistir à sessão. Ele destacou a importância do acesso ao cinema nacional:

“Infelizmente, muitas vezes não temos acesso a produções incríveis como essa. Projetos como o CineB deveriam estar em mais lugares, promovendo cultura para todos. Foi uma experiência rica e queremos participar de outros eventos.”

Fábio Henrique Pereira Nazário e Priscila Barreto – orientores socioeducativos

Sorteios e cultura acessível

A sessão terminou com o sorteio de camisetas do CineB, simbolizando o fortalecimento do vínculo entre o projeto e o público presente. Como sempre, a pipoca gratuita foi um gesto especial, desta vez servida pelos funcionários do Sindicato dos Bancários, reforçando o caráter acolhedor e comunitário do evento.

Uma nova perspectiva sobre Lampião e o Nordeste

O filme surpreendeu o público ao apresentar uma visão menos romantizada de Lampião, questionando sua imagem de herói e destacando a resistência dos Nazarenos. A exibição não apenas trouxe à tona narrativas históricas esquecidas, mas também mostrou o potencial do cinema em educar e promover debates enriquecedores.

O CineB, com sua missão de democratizar o acesso ao audiovisual, continua levando histórias nacionais para públicos diversos, aproximando cultura e educação de forma transformadora.

Mais sobre o CineB


CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 91mil espectadores em mais de 732 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 220 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do CINEB  169  longas-metragens e 125 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Fotos da noite:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *