CineB celebra parceria de longa data com a Escola Estadual Leopoldo Santana em sessão especial

Sessão na E.E. Leopoldo Santana

Sessão exibida em 2 de dezembro de 2024.

Fotos e texto: Thaís Nozue

No último dia 2, o CineB retornou à Escola Estadual Leopoldo Santana, no Capão Redondo, para mais uma exibição especial, fortalecendo uma parceria de longa data com a instituição. A escola, que completou 50 anos em 2024, foi homenageada pelo projeto em um ano marcado por celebrações e eventos comemorativos.

Fundada em 1974, sob a jurisdição da Diretoria de Ensino Sul 2, a escola está situada na zona sul de São Paulo e atende ao ensino médio regular, técnico e a um Centro de Estudos de Línguas que oferece sete idiomas, impactando alunos da unidade e das escolas vizinhas. Durante a celebração de seu cinquentenário, no evento realizado em 6 de novembro, o CineB recebeu um prêmio das mãos do diretor Helder Miranda, em reconhecimento à sua contribuição cultural.

Exibição de “O Dia Que Eu Te Conheci”

Nesta sessão, o público foi presenteado com a exibição do filme “O Dia Que Eu Te Conheci”, acompanhado da tradicional pipoca servida pelo “seu” Antônio e um Cine Debate repleto de reflexões. A obra, que aborda temas como saúde mental, desigualdade racial e os desafios da vida na periferia, emocionou alunos e professores.

Ana Carolina Oliveira Conrado, do 3º ano do período noturno, destacou a valorização do cinema brasileiro:

“As pessoas desvalorizam o cinema nacional, optando por conteúdos estrangeiros. Gostei muito do filme, que aborda as dificuldades do povo preto e trata questões de afeto e caos urbano de forma belíssima. A cinematografia e as cores estão incríveis.”

Ana Carolina Oliveira Conrado

Júlia Salles do Santos, também aluna do 3º ano, ressaltou a relevância do debate sobre saúde mental:

“Pós-pandemia, ansiedade e depressão cresceram muito, especialmente na periferia. É importante trazer esse tema e valorizar nossa cultura brasileira, que é riquíssima. Ver a escola apoiando iniciativas como o CineB é maravilhoso.”

Júlia Salles do Santos

Suzana Regina Russo, professora de língua portuguesa, reforçou a necessidade de normalizar o diálogo sobre saúde mental:

“O filme aborda um personagem com depressão que tem medo de ser hostilizado por isso. É mais comum do que pensamos, e precisamos tratar essas doenças de forma aberta. A saúde mental merece mais espaço na educação e na cultura.”

Suzana Regina Russo

Cláudia Maria Paulo de Alencar, professora na escola desde 2020, observou a conexão do filme com a realidade dos alunos:

“A proximidade do filme com a realidade da periferia e as discussões sobre questões afro e saúde mental são extremamente relevantes para nossos alunos.”

Cláudia Maria Paulo de Alencar

Gustavo Gomes Pereira, do 2º ano do período da tarde, elogiou a sensibilidade da narrativa:

“O filme retrata de forma tocante os desafios psicológicos enfrentados na periferia. A estrutura proporcionada pelo CineB foi incrível. Eu voltaria com certeza.”

Gustavo Gomes Pereira

Um evento transformador

Além da exibição e do debate, o evento contou com o sorteio de camisetas do projeto e entrega de livros, fortalecendo ainda mais o vínculo entre a comunidade escolar e o CineB.

Com mais uma sessão memorável, o CineB reafirma sua missão de democratizar o acesso ao cinema brasileiro, abrindo portas para diálogos significativos e impactando positivamente a comunidade escolar.

Mais sobre o CineB
CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 91mil espectadores em mais de 732 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 220 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do CINEB  169  longas-metragens e 125 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-line, CineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Veja as fotos da noite:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *