CineB emociona comunidade de Embu das Artes em sessão especial

Sessão exibida em 15 desembro 2024

Fotos e texto: Thaís Nozue


No último dia 15 de dezembro, o CineB transformou a quadra do Jardim Santa Clara, em Embu das Artes, em um espaço mágico de cinema e solidariedade. Mais de 60 pessoas marcaram presença na sessão do filme “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo”, que encantou e emocionou o público com suas cenas de suspense.

A tradicional pipoca do “seu” Antônio ganhou um toque natalino, com o pipoqueiro vestido de Papai Noel, arrancando sorrisos e lágrimas de crianças que, emocionadas, o abraçaram como se ele fosse o verdadeiro bom velhinho. “Um menininho largou a bicicleta e correu para abraçá-lo. Ele chorava e aquilo mexeu muito comigo e com as minhas filhas”, contou Tatiana Costa, idealizadora do Projeto Madhu, parceira do evento.

Além do filme e da pipoca, a sessão contou com a distribuição de absorventes para meninas e mulheres, uma iniciativa do Projeto Madhu em parceria com a Associação do Jardim Santa Clara. Ao final, houve sorteio de duas camisetas e um momento especial para as crianças compartilharem suas impressões sobre o filme ao microfone, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorização.

Uma associação movida pela vontade de transformar

Membros da Associação do Jardim Santa Clara e Marajoara

Edna de Cássia Domingos da Silva, presidente da Associação do Jardim Santa Clara e Marajoara, compartilhou os desafios enfrentados para manter viva a organização, que existe desde 1992 e busca oferecer atividades para a comunidade, como aulas de crochê, costura e ginástica.

“Eu trabalho para pagar a água e a luz da associação, porque não temos ajuda de nenhum órgão público. Muitas vezes, peço no grupo dos moradores do bairro para montar cestas básicas para quem está precisando. E, mesmo assim, a gente segue lutando para trazer oportunidades. Essa sessão de cinema foi muito especial, porque muitas crianças daqui nunca tinham ido ao cinema. Foi um pontapé inicial para algo maior”, afirmou Edna, emocionada.

A presidente destacou ainda a importância de parcerias como a do CineB:

“Gostaríamos que o projeto voltasse mais vezes. É uma maneira de reeducar as crianças, porque elas não têm essa cultura. Aqui no bairro, 80% nunca tiveram a oportunidade de ir ao cinema, e trazer essa experiência para elas é plantar uma sementinha de esperança e transformação.”

Edna de Cássia Domingos da Silva

Projeto Madhu: conectando comunidades

Tatiana Costa, fundadora do Projeto Madhu, reforçou o impacto social e cultural que iniciativas como o CineB têm em regiões carentes.

“Santa Clara é um bairro distante, sem visibilidade política, onde muitas pessoas na parte alta não têm água encanada diariamente. Faltam professores e projetos culturais, e as crianças acabam sem oportunidades. Trazer o Madhu para cá virou uma missão”, afirmou Tatiana, que também atua em Paraisópolis, na capital paulista.

Ela revelou que, ao propor a parceria com a associação, teve certeza de que juntos poderiam fazer a diferença:

“Hoje vi crianças que estavam catando latinhas pararem para assistir ao filme, comerem pipoca, algo que não faziam há muito tempo. Trazer cultura, lazer e educação é essencial para mudar essa realidade. Estou muito feliz e grata. Deus me colocou no lugar certo, com as pessoas certas.”

Tatiana Costa

Uma experiência transformadora para o público

Entre as participantes estava Simone Ribeiro de Oliveira, moradora do Jardim Santa Clara há 20 anos, que teve sua primeira experiência no cinema graças ao CineB.

“Eu nunca tinha ido ao cinema antes, por falta de tempo e dinheiro. Foi uma experiência incrível! Adorei o filme e achei tudo muito emocionante. Vim com minha filha, Luana, e meu neto, Davi, e eles também adoraram. Quero que o CineB volte mais vezes”, declarou.

Simone e família na sessão

O impacto do projeto foi sentido também pelas crianças, que vibraram com as cenas de suspense do filme e aproveitaram a oportunidade de interagir durante a sessão.

Um Natal de cultura e esperança

A sessão em Embu das Artes foi marcada pela união de esforços em prol de uma comunidade carente de recursos, mas rica em potencial. O CineB, mais uma vez, cumpriu sua missão de levar o cinema às periferias, proporcionando não apenas entretenimento, mas também momentos de reflexão e transformação social.

Com o sucesso da iniciativa, a expectativa é que novas sessões aconteçam em 2025, ampliando ainda mais o alcance do projeto e reforçando a importância da cultura como ferramenta de mudança.

Mais sobre o CineB
CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 91mil espectadores em mais de 732 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 220 bairros da cidade de São Paulo  e 23 cidades fora de São Paulo.

Ao longo destes 17 anos criamos o Selo CineB do cinema brasileiro , com 4 DVDs que contém no total 18 curtas  mais bem avaliados pelo projeto. No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro premiamos com troféu  217  entidades e 156 diretores dos filmes exibidos. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.


Já foram exibidos na tela do CINEB  169  longas-metragens e 125 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas. Nesse momento de isolamento, para evitar aglomerações, nos reinventamos e preparamos novos projetos: CineB on-lineCineB Solar na Janela e CineBAutorama, ações para que todos
possam ficar em casa e se divertir com uma sessão de cinema.


Nas redes

Você já curtiu as nossas redes sociais do Projeto CineB Solar?

Instagram https://instagram.com/projeto_cinebsolar

Tiktok: https://www.tiktok.com/@cineb.solar

Facebook: https://www.facebook.com/@cinebsolar

Youtube: youtube.com.br/cinebsolar INSCREVA no nosso canal

Veja a galeria de fotos:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *