Pela sexta vez o Cine B arma o cinema na comunidade de Vila Rica, zona leste de São Paulo, na Sociedade Amigos de Vila Rica. Além de promover na entidade cursos e oficinas de diversos tipos durante a semana, até parece que o Cine B entrou na agenda fixa da associação!
Não é por menos, em exibições como essa, encontramos alguns rostos conhecidos, que sempre prestigiam o Cine B, como a moradora Cida Fraga.
“Todo cinema que tem aqui eu venho”, diz Cida. “Eu adoro filmes brasileiros e acho que temos que valorizar nossos filmes e atores”, comenta.
Na abertura da sessão, Bia Moreno pediu para que levantasse a mão aqueles que já tinham vindo alguma vez no Cine B. Pelo meu “olhometro”, pareceu ter um empate.
“Dessa vez chamei pessoas de outras áreas aqui do bairro, assim o público sempre muda”, explica a presidenta Bia Moreno.
Nas exibições anteriores, tivemos o prazer de exibir: Noel Rosa, Domésticas, Viagem no Rio São Francisco, O casamento de Romeu e Julieta e O Contador de Histórias.
Nosso ânimo triplica quando percebemos que tem figurinhas carimbadas na platéia, claro. Mas também adoramos os passageiros de primeira viagem. Principalmente aqueles como dona Carmelita Tigre de Souza, que saem do Cine B sem o preconceito antigo do cinema brasileiro!
“Hoje mudei meus conceitos. Nunca tinha assistido filme brasileiro e ainda por cima infantil”, diz Carmelita. “Na tv, sempre que passa filme nacional, mudo de canal, porque teve uma época que só faziam filmes pornográficos. Mas vi que mudou muito. Hoje mesmo gostei do curta e do longa. São ótimos filmes”, revela a espectadora.
“É sempre importante que mais e mais pessoas da periferia gostem dos filmes brasileiros. Queremos valorizar nossa cultura, nossos artistas”, explica Bia Moreno.
Um viva pro atual cinema brasileiro!
CLICKS
Veja todas as fotos em www.facebook.com/cinemabrasileiro