JARDIM BRASIL – ZONA NORTE

No sábado, 28 de julho, foi a vez do CINEB levar o filme 5x Favela – Agora por Nós Mesmos ao Jardim Brasil, na Zona Norte de São Paulo. Nossa sala de cinema foi montada no Centro para Criança e Adolescentes Jardim Brasil, dirigido pelo casal Helio e Leni Costa.

O espaço oferece atividades de recreação a pelo menos 150 crianças entre 6 e 14 anos, além de lazer e cultura para toda região. “As pessoas aqui não tem o hábito de frequentar o cinema porque não tem aonde ir”, contou Hélio, enquanto falava da importância de realizar uma sessão  no CCA.

Todos reunidos antes do início do filme

Quando as pessoas não tem acesso à cultura, muitas vezes, elas ficam resistentes, por isso as sessões gratuitas servem de ponte de contato com essa arte: “O CINEB leva cinema a quem não tem”, disse Hélio, entusiasmado com a nossa presença por lá.

Para Leni, o bom do cinema é que é uma atividade para toda a família. Quanto ao filme 5x Favela, ela acha que ele dialoga muito bem com a realidade dos jovens presentes na sessão: “O filme apresenta soluções para os nossos problemas, além de  apontar meios para que a gente melhore”.

Por isso, ela gostou bastante do último  curta do filme, “Acende a Luz”, que conta a estória de moradores de um morro carioca que se uniram para resolver o problema de falta de energia na noite do natal: “O bacana deste episódio é  que ele mostra como através de um problema comum as pessoas se unem e conseguem encontrar soluções”.

Leni Costa, Hélio Costa, e o coordenador do CINEB, Cidálio Vieira Santos

E lá estava José Messias Sobrinho, de 61 anos, que ficou sabendo da sessão do CINEB através do jornal do bairro, A Gazeta da Zona Norte: “Já tinha ouvido falar de vocês. Então, assim que li no jornal que estariam aqui, vim prestigiar”. José contou que gosta bastante de filme brasileiro porque trata da nossa realidade, mas que não vai muito ao cinema por falta de dinheiro pra isso. Ele cobrou que haja mais exibições: “Nosso cinema deveria passar mais na televisão”.

Seu José ficou sabendo da sessão através do jornal do bairro

Sábado, também foi dia de levar a tela grande a quem nunca teve oportunidade: “Agora é a chance de eu conhecer um cinema”, disse Maria Gilda dos Santos, convidada pela filha Givanilda, que frenquenta o CCA. Já Tânia Santos, que estava com a pequena Flávia, aproveitou o convite da amiga Leni Costa para ver o seu primeiro filme na telona: “Nunca tinha ido ao cinema por falta de oportunidade”. Após a sessão, animada com o filme, ela disse: “Adorei assistir aqui porque é diferente, e em casa não costumo ver filme também”.

Maria Gilda dos Santos, com as filhas Givanilda e a pequena Yasmin
Tania Santos e a filha Flávia.
Shelbe Watanabe e a filha Beatriz. Para a mãe: "Se tivesse dinheiro, ia ao cinema todo dia". Após a sessão, ela disse: "Vou falar pro povo que não veio: vocês perderam!"

Já na saída, Jorge Barbosa estava todo animado com o evento: “Muito bom o projeto de vocês”. Ele estava contente e não era pra menos, pois fazia 10 anos que não ia ao cinema. Agradeceu o convite do amigo Helio Costa e quer ser avisado da próxima vez que houver sessão por lá.

Jorge aproveita uma pipoca do Seu Antônio ao final do filme

É por essas e outras que é muito bom ir ao CINEB. Não deixe de conferir na nossa programação o próximo filme mais perto de você. E mais: todo mês tem um filme diferente em cartaz. Quer ficar sempre por dentro do CINEB? Curta nossa página no facebook.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *