Provavelmente o hábito de se reunir em praças é mais antigo do que a civilização grega, mas para este povo da antiguidade essas reuniões em público serviam para os cidadãos exercerem a cidadania e a democracia. Nas praças, moradores das cidades discutiam política. Hoje, em São Paulo, boa parte das quase cinco mil praças estão abandonadas, destruídas e pouco utilizadas.
Na contra mão desta realidade, o Movimento Boa Praça realiza ações para revitalizar estes espaços, unindo moradores dos bairros do Alto de Pinheiros, Lapa, Vila Romana e Vila Anglo.
No domingo , 29 de julho, o movimento realizou o 36º PicNic Comunitário, que contou, pela terceira vez, com uma sessão do Cine B ao ar livre. É isso mesmo, a sessão que fechou a programação de agosto do CINEB exibiu o filme 5x Favela – Agora por Nós Mesmos na praça Amadeu Decome, na Lapa.
A empresária e idealizadora do Movimento Boa Praça, Cecília Lotufo, destacou a importância da ida do CINEB ao PicNic: “Este tipo de parceria garante que a nossa ação vá para frente pois renova a nossa energia e dá um gás ao nosso movimento”. Afinal, umas das qualidades do cinema é reunir as pessoas, seja para diversão ou provocar debates.
Foi o que aconteceu com as amigas Denise da Silva e Isaura Góis, ambas integrantes do Boa Praça. Denise confessou o motivo pelo qual não vai muito ao cinema: “Não vou por falta de companhia”, disse a sorridente professora. E como ia ter cinema na praça, ela ficou. Já Isaura disse adorar o cinema brasileiro porque “ é uma coisa da gente, que tem a nossa cara”. As amigas relembraram a última vez que o Cine B esteve por lá: “Nossa! Como a gente se divertiu com aquele filme do guarda-chuva. Rimos muito!”, conta Denise, se referindo à exibição do filme “Eu e meu Guarda-Chuva”.
Quem aproveitou para assistir 5x Favela a céu aberto foi o deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino, morador da região. Para ele, “ tomar a praça é fundamental” pois mantém a preservação dela e garante espaços públicos democráticos. Ele elogiou a iniciativa do Movimento Boa Praça na Lapa e a parceria com o CINEB.
Depois do filme, Adelina Freitas elogiou a iniciativa do Sindicado dos Bancários de São Paulo, Osasco e região pelo projeto CINEB: “Eu, como ex-bancária, fico muito feliz em saber que o sindicato patrocina este tipo de projeto”. Para ela, a exibição do filme na praça “ ajuda a interação das pessoas e a democratizar o cinema”.
Agradecemos a presença de todos na sessão, além do Jornal da Gente e do Jornal Nosso Barrio que fizeram a cobertura do evento. Vale, também, um muito obrigado a São Pedro, que garantiu um clima agradável, sem chuva e com temperatura amena em pleno inverno brasileiro.
Fique por dentro de tudo que acontece no Cine B. Acesse e curta a nossa página no facebook. Até a próxima, amigos da praça.