Fotos de Vivian Szelpal
Sensacional sessão do Cine B em Vila Rica! 200 pessoas lotaram completamente o espaço. Teve atividade especial para as crianças, enquanto os filmes eram exibidos para os mais crescidinhos. Esta sessão do Cine B, realizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e Brazucah Produções, foi realizada na Associação Amigos de Vila Rica, na zona leste de São Paulo.
Graças ao esforço de pessoas como Bia Moreno e o senhor Gentil José Ribas, a comunidade de Vila Rica hoje desfruta de certa qualidade de vida. Gentil, o atual presidente da Associação, disse ter ingressado na instituição em 1964, para cooperar com a evolução da comunidade. Um ano depois se tornou presidente da Associação e até hoje ocupa este mesmo cargo. “Ninguém queria entrar no meu lugar, gostam de mim porque sempre resolvo tudo”, disse Gentil.
“Ele foi o grande responsável por hoje termos todas estas ruas asfaltadas. Ele era incansável, sempre no pé dos políticos, para conseguir melhoras aqui na região”, disse Bia Moreno, que assumirá no início do próximo mês, seu mandato como presidente da Associação Amigos de Vila Rica.
“Quando entrei aqui não tinha nenhum associado. Hoje temos 514 pessoas que colaboram. O bairro não tinha esgoto, água encanada, luz. Fiz de tudo por nossa comunidade, ficava atrás dos vereadores três vezes por semana, porque muitos não faziam pelo governo da época ser de oposição, coisas assim.”, disse Gentil.
Bia Moreno já fez bastante pela Associação. Realizou cursos de culinária, no qual um deles ensinava como reaproveitar partes dos alimentos que geralmente descartamos. Também é dela a idéia de reservar um espaço com monitores para cuidar das crianças em eventos mais direcionados para o público adulto. “Há 4 anos nem conhecia isso aqui. Um dia passei na frente e conheci o seu Gentil, que me convidou para participar”, disse Bia, que promove festas para todas as idades na sede. Dessa forma, ela arrecada dinheiro que é reinvestido para a instituição.
“Faço festa grandes, com segurança na porta e tudo mais. Hoje queremos oficializar nossa Associação com o CNPJ e quero retomar as aulas de capoeira e criar um grupo de teatro”, disse Bia. Entretanto, segundo ela, ainda a comunidade precisa melhorar muito na área de saúde, principalmente com os jovens, que tem tido filhos precocemente.
A Associação Amigos de Vila Rica atualmente cede seu espaço para que o Programa Médico da Família, do Governo Federal, possa oferecer outras atividades que não cabem no espaço do Posto de Saúde local. “Sessões de fisioterapia e ginástica”, disse Bia Moreno.
CLICKS
.