CINEB lota auditório do Sindicato dos Bancários em Osasco

Texto e fotos por Vinicius Souza (www.mediaquatro.com)

O auditório da sede regional Osasco do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região quase ficou pequeno para as cerca de 100 pessoas que participaram de mais uma sessão do projeto CINEB, nessa terça, 28 de abril. Dessa vez, a maioria da plateia era composta por jovens estudantes da vizinha Escola Estadual José Liberati, que fizeram uma grande festa antes, durante e depois da exibição dos curtas nacionais selecionados na 4ª Edição do Selo CINEB da Periferia, todos enfocando a vida fora das zonas mais ricas das grande cidades brasileiras.

A expectativa da plateia era imensa, com os jovens bastante animados desde o início
Diferente das sessões a céu aberto, na regional Osasco do Sindicato os filmes são exibidos num moderno auditório
Com luz, som, projetor, poltronas e tela perfeitos, a experiência cinematográfica é excelente
Com todas as cadeiras ocupadas, o pessoal de produção teve de assistir os filmes de pé no fundo na sala

As filas para entrar e pegar a deliciosa pipoca do Seu Antonio, oferecida gratuitamente pelo projeto, iam até fora da porta do Sindicato. Mas ninguém ficou mal humorado por isso. Todos preencheram as pesquisas, alguns já tinham curtido a página do CINEB no Facebook e a dupla de estudantes Letícia e Jessica conseguiu lembrar o nome de 15 filmes brasileiros diferentes para ganhar camisetas, vencendo até mesmo uma dupla de meninos que, “malandros”, apelaram para sequências (Tropa de Elite 1 e Tropa de Elite 2, por exemplo) para “inchar” a lista.

A fila para pegar a pipoca e subir para o auditório do Sindicato ia até a rua
Felizmente não estava chovendo e o Seu Antonio conseguiu atender rapidamente a todos
A dupla de estudantes Letícia e Jessica conseguiu lembrar de 15 filmes brasileiros em menos de 3 minutos

Bancários, professores, aposentados e lideranças populares também estiverem presentes. Entre eles estavam Márcia Eugênia Garcia, presidente do Instituto Karan, e Gilda Aparecida Gomes, da Casa do Violeiro do Brasil em Osasco. Além dos professores Carlos, Maurício e Gilda, da Escola Estadual José Liberati, que pediram aos alunos um trabalho sobre o CINEB, tivemos a presença também da educadora Helena Yamaoka, que não perde uma sessão em Osasco.  Uma atração à parte foi o menino Messias, de apenas 6 anos. Única criança no auditório e fanático por cinema, ele pulou o tempo todo antes dos filmes, chamando a atenção de todos.

CONFIRA OS VÍDEOS: Sessão em Osasco – 28/04/2015 (parte 1) / Sessão em Osasco – 28/04/2015 (parte 2)

Os professores Maurício, Gilda e Carlos, da Escola Estadual José Liberati, acompanharam os alunos e pediram trabalhos sobre o CINEB
A educadora aposentada Helena Yamaoka fica sempre ligada no blog do CINEB para saber as datas das sessões em Osasco

“A sede regional recebe o CINEB duas ou três vezes por ano, sempre com grande sucesso”, afirmou o coordenador do projeto Cidálio Vieira Santos. “Aliás, foi aqui que fizemos nossa primeira apresentação, há oito anos”. “De fato, temos orgulho de sermos parceiros de primeira hora do projeto”, completa o coordenador da Regional Osasco do Sindicato dos Bancários, Alexandre Bertazzo. “Para nós é um prazer trazer mais cultura e entretenimento para os moradores da região, sejam ou não bancários, pois somos um sindicato cidadão, que preza por seu compromisso social com toda a população”.

Os coordenadores do CINEB, Cidálio Santos, e da regional Osasco do Sindicato, Alexandre Bertazzo são parceiros há oito anos no Projeto

Com esse histórico com sucesso e respeito à cultura nacional, ao audiovisual brasileiro e à cidadania, o CINEB vem conquistando não somente plateias cada vez maiores, mas também novos parceiros. Essa última sessão, por exemplo, contou com o apoio e divulgação de veículos de mídia como Visão Oeste, Página Zero e Correio Paulista. Outra parceria de destaque foi fechada com o importante jornal de polnia Garcia, presidente do Instituto Karan Mes dos filmes, chamando a atenç que ítica e direitos humanos  Le Monde Diplomatique Brasil (http://www.diplomatique.org.br/), que ofereceu exemplares para serem distribuídos nas sessões do CINEB.

Além dos filmes, a plateia pode ainda ler a versão brasileira do jornal francês Le Monde Diplomatique

A empresa de produtos de higiene pessoal e cosméticos naturais e orgânicos Surya Brasil, também apoia o CINEB e sempre oferece prêmios para a plateia. Como em toda sessão, essa também contou com sorteios de camisetas, DVDs com os filmes do Selo CINEB e outros, como cubos mágicos, fazendo referência a um dos filmes exibidos.

Quem não gosta de bons produtos naturais? Os prêmios da Surya são bem disputados nas sessões do CINEB
Mas outros brindes também não são dispensados pela plateia, que sempre pede mais camisetas do projeto

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS DA SESSÃO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *