Fotos e texto por Carlos Rizzo
Pela terceira vez, o Espaço Alana localizado no Jardim Pantanal, Zona Leste, abre suas portas para o CINEB do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Comunidade se divertiu com a comédia Meus dois amores, exibida ao ar livre, na praça do novo prédio da entidade
Ação cultural integrada foi o que se viu na noite da última quinta-feira, 24 de setembro. De um lado, o CINEB, projeto do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região que há mais de sete anos atua na democratização do cinema brasileiro. De outro lado, o Espaço Alana, projeto desenvolvido pelo Instituto Alana, organização mantida pelos irmãos Ana Lucia de Mattos Barretto Villela e Alfredo Egydio Arruda Villela Filho, que atua para honrar a criança e há mais de 20 anos mantém esse um trabalho no Jardim Pantanal, Zona Leste, uma das comunidades mais carentes da cidade de São Paulo.
O resultado não poderia ser melhor. Numa linda noite, cerca de 200 pessoas, formada por alunos da E.E. Henrique Smith Bayma e moradores da região acompanharam, na praça do espaço, uma divertida comédia do diretor Luis Henrique Rios: Meu dois amores. O filme, baseada no conto Corpo fechado do escritor João Guimarães Rosa, conta a história do vaqueiro Manuel invejado pela sua mula Beija-Fulô. Um matador do local precisa de um novo animal e Manuel vende outra mula, bichada. Quando o matador descobre que foi enganado, quer matar o vaqueiro e desonrar sua noiva, Das Dô. Mas Manuel recorre ao feiticeiro local para se proteger. Meus dois amores foi exibido pela pela primeira vez no CINEB e agradou bastante o público, que riu muito com as nuances da história e não arredou o pé até o final da sessão.
Para o coordenador pedagógico da E.E. Henrique Smith Bayma, Marcelilno Pinheiro Leite Jr, professores e alunos compareceram em peso para prestigiar o espaço e a sessão e poder curtir o filme gratuito com pipoca: “toda a iniciativa feita para melhorar a vida do cidadão é louvável. O Sindicato [dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região] está de parabéns por essa iniciativa, porque as pessoas que moram em comunidades distantes, muitas vezes não têm condições de passear, ir ano cinema. Agora, nós professores, vamos trabalhar na sala a temática, o conteúdo do filme”, explica.
Para Elani Tabosa do Nascimento, bibliotecária responsável pelas atividades culturais da biblioteca e do Espaço Alana, é uma grande satisfação receber o projeto CINEB. “É a terceira vez que fazemos uma sessão aqui no espaço, sempre com a casa cheia. A comunidade do Jardim Pantanal é muito carente, precisam de iniciativas como essa”, elogia.
De fato, toda a comunidade cultural da região marcou presença na sessão como o Fórum de Cultura do Itaim, a Casa de Cultura de Itaim e o produtor Marcelo Bento que lançou recentemente o filme Um voo para a liberdade, um trabalho independente de sua mãe, Gigi Maravilha, que vem desenvolvendo ações de fomento à cultura e o cinema na região de São Miguel e Itaim Paulista. Para Pedro Ronney de Melo, supervisor de cultura da Sub-prefeitura de São Miguel Paulista, a falta de cinema nos bairros é suprida pelo trabalho do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “Hoje foi lindo, todo mundo aplaudiu. O CINEB está de parabéns. É uma ação de acesso à cultura para a comunidade mais carente”, elogia.
E não podemos deixar de agradecer ao supervisor de Cultura da sub-prefeitura de São Miguel, Ronney, a Sonia, da Associação AMOJAP, ao Luiz, da Brinquedoteca, e a Conceição, do Fórum dos Idosos do Jardim Helena.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS
O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em mais de 360 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.