Meus dois amores chega à Saúde

Texto e fotos por Carlos Rizzo

No último sábado, 3 de outubro, moradores da região da Saúde compareceram à EE Maria Ribeiro Guimarães Bueno para assistir a comédia Meus dois amores. Grupo de Congada da Vovó Benedita e de São Benedito da Vila Moraes fez uma apresentação musical antes da sessão

Nem mesmo o retorno da garoa fina que havia desaparecido de São Paulo nos últimos tempos intimidou os moradores da região da Saúde, Zona Sul da cidade, que compareceram à Escola Estadual Maria Ribeiro Guimarães, na Vila do Bosque, para acompanhar mais uma sessão do CINEB. Cerca de 100 pessoas se divertiram com a comédia Meu dois amores, do diretor Luis Henrique Rios. O filme, baseada no conto Corpo fechado do escritor João Guimarães Rosa, conta a história do vaqueiro Manuel invejado pela sua mula Beija-Fulô. Um matador do local precisa de um novo animal e Manuel vende outra mula, bichada. Quando o matador descobre que foi enganado, quer matar o vaqueiro e desonrar sua noiva, Das Dô. Mas Manuel recorre ao feiticeiro local para se proteger. Foi a terceira exibição de Meus dois amores no CINEB. E a segunda vez que a escola recebeu o projeto do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Professores da unidade escolar, de educação integral

A escola, que trabalha com educação em tempo integral, recebeu muito bem a produção do CINEB. Os professores da escola estavam em peso na sessão. Apesar da unidade escolar ficar localizada em uma região bastante valorizada da Zona Sul de São Paulo e ao lado de um grande shopping center com muitas salas de cinema, a diretora Marisol Tápia Rodrigues conta que a comunidade que frequenta a escola é muito carente. “Muitos nunca foram ao cinema e a sessão é uma oportunidade que a escola e o Sindicato oferecem para ver um filme de qualidade. Os professores gostam de fazer coisas diferentes e sempre buscamos atrair a comunidade nas nossas atividades”, explica.

Núcleo musical da Congada da Vovó Benedita e São Benedito fez uma bela apresentação dos ritmos dessa manifestação da cultura popular

A comunidade organizada da região marcou presença com a apresentação musical do Grupo de Congada da Vovó Benedita e de São Benedito, que integra a ONG C.A.I.O – Cultura, Arte, Informação e Organização, que fica na Vila Moraes. O grupo, que existe há três anos, compareceu com o núcleo musical formado pelos percussionistas Analu Nogueira, Analu Camargo e Luiz Carlos. Ao todo a Congada da Vovó Benedita conta com 15 membros, que se apresentam regularmente em festas na cidade e festivais de cultura popular. Segundo Analu Nogueira, o grupo foi criado para “resgatar a congada enquanto tradição cultural afro-brasileira que mistura música, dança e a fé religiosa”. A Congada da Vovó Benedita é a primeira da cidade de São Paulo, segundo levantamento dos integrantes do grupo. Muito presente em Minas Gerais, a congada conta a história de um rei africano que, escravizado no Brasil, consegue comprar sua própria alforria, se torna uma pessoa importante, rica, e vai comprando a alforria de seu povo.

Cidálio Veira Santos, coordenador do CINEB ao lado da diretora de escola, Marisol Tápias Rodrigues

O grupo ensaia no quarto sábado de cada mês, das 17h às 20h no CEU Parque Bristol, Zona Sul, e é aberto para quem quiser participar. Segundo Analu, muitas pessoas acompanham os ensaios. “A dança, o entretenimento tira as pessoas do ritmo da cidade e deixa-as mais felizes”, avalia.

Estevão, vizinho da escola, até ajudou na produção. Na foto, ao lado do sobrinho

Muitos dos presentes compareceram pela primeira vez numa sessão do CINEB e aprovaram. Norma Lopes, moradora da Vila Moraes, gostou da maneira com que o espaço na escola foi organizado. “É bem produzido”, elogia. Já Estevão Russo, vizinho da escola, até colaborou com a produção. Acompanhado da filha e do sobrinho, foi e voltou para a casa várias vezes, e acabou emprestando uma extensão de energia elétrica e fita isolante. “É uma iniciativa muito legal”, comentou ao final, pouco antes de retirar seus pertences.

Não faltou pipoca de graça para os presentes à sessão
Nem brindes, sorteados para o público

 CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em mais de 360 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *