CINEB leva Festival Entretodos ao Itaim Paulista

Texto e fotos por Carlos Rizzo

Parceria entre Brazucah e Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo possibilitou levar os curtas metragens concorrentes do Festival Entretodos à Casa de Cultura do Itaim Paulista no último dia 6 de outubro

Sentados na calçada. Foi assim que os moradores do Itaim Paulista e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas da região acompanharam a 8ª edição do Entretodos, Festival de curta metragens de direitos humanos, que acontece anualmente na cidade de São Paulo e que este ano tem como temática Cidades Educadoras. A sessão ocorreu ao ar livre, na calçada em frente da Casa de Cultura do Itaim Paulista. Os filmes apresentados, que fazem parte da mostra competitiva do Festival, estavam agrupados sob a temática Olhares: Tony, Beatitude, Rupturas, Dejà vu, José Bezerra, O fim é o começo e Sectores.

Público lotou a calçado do Centro Cultural do Itaim Paulista

A mostra acontece de 5 a 8 de outubro. Concorrem 28 curtas metragens divididos em cinco temáticas: Diversidade, Distâncias, Olhares, Dualidades e Extremos. Foram selecionados 75 diferentes lugares da cidade de São Paulo para a exibição dos curtas, sendo cinco deles ao livre, sob o comando da Brazucah Produções. Duas exibições estão dentro da programação do CINEB: Itaim Paulista, dia 6 e Largo São Francisco, dia 8.

Flávia, Tatiana, Andréa e Telma, professoras do Ensino Fundamental da EMEF Pasquale aproveitaram o horário coletivo de estudo para acompanhar o Festival

A organização da sessão teve o apoio da equipe da Casa de Cultura. Marsen Borges Barbosa, produtor cultural do espaço, conta que envolveu os diversos grupos de cultura e arte ligados à casa e as salas do EJA das escolas municipais Armando Righetti, Capistrano de Albuquerque, Madre Maria Imilda do Santíssimo Sacramento e Carlos Alberto Pasquale. De fato, mais de 150 pessoas ocuparam totalmente as cadeiras disponíveis no espaço, e muitos assistiram à sessão em pé, na calçada ou na praça em frente a Casa de Cultura.

Vandeleia Gomes, Professora do EJA Pasquale: “sensibilizar os alunos”

Segundo Amanda Prado, assessora de cultura da Coordenação de Direito à Cidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a parceria com a Brazucah possibilita ocupar os espaços públicos ao ar livre, “fortalecendo o pertencimento, criando vínculo do cidadão com o espaço público”, explica. Para Ana Paula Correia, articuladora do Plano Juventude Viva do Itaim Paulista, trabalho da coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria, a parceria entre CINEB e prefeitura potencializa as políticas de cultura já existentes, “apresentando para o jovem da região novas possibilidades, novas perspectivas de atuação cultural” comenta.

Temática Olhares atraiu a atenção do público até o fim da sessão

De fato, a sessão atraiu a atenção do Coletivo de Hip Hop B-Terror, que atua na região desde 1999. Douglas Oliveira, coordenador do grupo, apresentou, ao lado do produtor e diretor Jonny Germano, o videoclipe independente da música Pé na Porta, produzido recentemente e que pode ser visto no link (https://www.youtube.com/watch?v=b_r0-PX13Vc).

Johnny Germano, diretor e produtor do videoclipe ao lado do coordenador do Coletivo B-Terror, Douglas Oliveira

 Vandeleia Gomes de Jesus, professora de matemática do EJA da EMEF Pasquale aprovou a atividade. Ela conta que sempre convida os alunos para aulas diferentes, com intuito de sensibilizá-los sobre temáticas do cotidiano. “Os direitos humanos são importantíssimos para esses alunos. Estou aproveitando para enriquecer o currículo. Para Ingrid Pereira de Oliveira, que acompanhou a exibição de todos os filmes, o CINEB está de parabéns pelo projeto. “A gente sempre gosta de coisas diferentes”, finaliza.

Os ganhadores das camisetas sorteadas na sessão, ao lado de Marco Costa, diretor da Brazucah Produções

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em mais de 360 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *