Texto e fotos por Carlos Rizzo
Parceria entre Brazucah e Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo possibilitou levar os curtas metragens concorrentes do Festival Entretodos à Casa de Cultura do Itaim Paulista no último dia 6 de outubro
Sentados na calçada. Foi assim que os moradores do Itaim Paulista e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas da região acompanharam a 8ª edição do Entretodos, Festival de curta metragens de direitos humanos, que acontece anualmente na cidade de São Paulo e que este ano tem como temática Cidades Educadoras. A sessão ocorreu ao ar livre, na calçada em frente da Casa de Cultura do Itaim Paulista. Os filmes apresentados, que fazem parte da mostra competitiva do Festival, estavam agrupados sob a temática Olhares: Tony, Beatitude, Rupturas, Dejà vu, José Bezerra, O fim é o começo e Sectores.
A mostra acontece de 5 a 8 de outubro. Concorrem 28 curtas metragens divididos em cinco temáticas: Diversidade, Distâncias, Olhares, Dualidades e Extremos. Foram selecionados 75 diferentes lugares da cidade de São Paulo para a exibição dos curtas, sendo cinco deles ao livre, sob o comando da Brazucah Produções. Duas exibições estão dentro da programação do CINEB: Itaim Paulista, dia 6 e Largo São Francisco, dia 8.
A organização da sessão teve o apoio da equipe da Casa de Cultura. Marsen Borges Barbosa, produtor cultural do espaço, conta que envolveu os diversos grupos de cultura e arte ligados à casa e as salas do EJA das escolas municipais Armando Righetti, Capistrano de Albuquerque, Madre Maria Imilda do Santíssimo Sacramento e Carlos Alberto Pasquale. De fato, mais de 150 pessoas ocuparam totalmente as cadeiras disponíveis no espaço, e muitos assistiram à sessão em pé, na calçada ou na praça em frente a Casa de Cultura.
Segundo Amanda Prado, assessora de cultura da Coordenação de Direito à Cidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a parceria com a Brazucah possibilita ocupar os espaços públicos ao ar livre, “fortalecendo o pertencimento, criando vínculo do cidadão com o espaço público”, explica. Para Ana Paula Correia, articuladora do Plano Juventude Viva do Itaim Paulista, trabalho da coordenadoria de Políticas para a Juventude da Secretaria, a parceria entre CINEB e prefeitura potencializa as políticas de cultura já existentes, “apresentando para o jovem da região novas possibilidades, novas perspectivas de atuação cultural” comenta.
De fato, a sessão atraiu a atenção do Coletivo de Hip Hop B-Terror, que atua na região desde 1999. Douglas Oliveira, coordenador do grupo, apresentou, ao lado do produtor e diretor Jonny Germano, o videoclipe independente da música Pé na Porta, produzido recentemente e que pode ser visto no link (https://www.youtube.com/watch?v=b_r0-PX13Vc).
Vandeleia Gomes de Jesus, professora de matemática do EJA da EMEF Pasquale aprovou a atividade. Ela conta que sempre convida os alunos para aulas diferentes, com intuito de sensibilizá-los sobre temáticas do cotidiano. “Os direitos humanos são importantíssimos para esses alunos. Estou aproveitando para enriquecer o currículo. Para Ingrid Pereira de Oliveira, que acompanhou a exibição de todos os filmes, o CINEB está de parabéns pelo projeto. “A gente sempre gosta de coisas diferentes”, finaliza.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS
—
O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em mais de 360 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.