Centro recebe CINEB mais uma vez

Texto e fotos por Carlos Rizzo

 Na última quinta-feira, 8 de outubro, o CINEB fez uma apresentação ao ar livre no Largo São Francisco, no centro de São Paulo, como parte do Festival Entretodos. Em oito anos, esta é a terceira vez que o projeto vai às ruas, ao ar livre, na região central

Pessoas que circulavam pelo Centro pararam para ver o Festival

Pela terceira vez em sua trajetória, o CINEB foi para as ruas do Centro de São Paulo. Acostumado a concentrar seu trabalho nas regiões mais carentes da cidade, este ano o projeto passou a ocupar as ruas do Centro também. Em julho, fez uma grande exibição do filme Sabotage na região conhecida como cracolândia. Em agosto, comemorou o dia dos Bancários na Praça do Patriarca. E na última quinta-feira, 8 de outubro, ocupou parte do Largo São Francisco, em frente a Faculdade de Direito, para exibir a 8ª edição do Entretodos, Festival de curta metragens de direitos humanos, que acontece anualmente na cidade de São Paulo e que este ano tem como temática Cidades Educadoras. Os filmes apresentados, que fazem parte da mostra competitiva do Festival, estavam agrupados sob a temática Distâncias: Dorsal, E o amor foi se tornando cada dia mais distante, A boneca e o silêncio e More than two hours.

Cidálio Veira Santos, coordenador do CINEB e Marco Costa, diretor da Brazucah Produções comandaram a sessão no Largo São Francisco
Fernanda Araújo apresentou o Festival para o público

A mostra, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, aconteceu entre os dias 5 a 8 de outubro. Concorrem 28 curtas metragens divididos em cinco temáticas: Diversidade, Distâncias, Olhares, Dualidades e Extremos. Foram selecionados mais de 75 diferentes lugares da cidade de São Paulo para a exibição dos curtas, sendo cinco deles ao livre, sob o comando da Brazucah Produções. Duas exibições da programação ficaram a cargo do CINEB: Itaim Paulista, dia 6 e Largo São Francisco, dia 8.

Os moradores da região prestigiaram a sessão

Para Fernanda Araújo de Almeida, coordenadora adjunta da coordenação do direito à cidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, levar o festival para as ruas é uma forma de refletir e ocupar o espaço público, tornando a cidade um local de convivência, mais agradável e democrático, “e a parceria com a Brazucah e o CINEB faz parte dessa ação porque o cinema agrega, é uma arte que aproxima, junta pessoas”, avaliou. Moradores da região central e dezenas de pessoas que circulavam pela região pararam – alguns minutos ou a programação inteira – para acompanhar os curta metragens. A quinta-feira foi o último dia do Festival e a premiação ocorreu na sexta-feira, dia 9.

E saborearam a pipoca, “por nossa conta”

 CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em mais de 360 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *