CINEB mais uma vez na Anhanguera Campo Limpo

Texto e fotos por Carlos Rizzo

A Universidade Anhanguera do Campo Limpo, que fica Zona Sul, recebeu, na quarta-feira, 25/11, pela segunda vez no ano, o CINEB universidades, que apresentou o documentário O Mercado de Notícias de Jorge Furtado

Depois de contar com uma sessão do CINEB no início de novembro para os estudantes do período noturno, a Universidade Anhanguera, unidade Campo Limpo, recebeu, na última quarta-feira, 25 de novembro, o projeto para mais uma sessão do CINEB universidades, dessa vez para os alunos da manhã. Em cartaz, o premiado documentário O Mercado de Notícias, do diretor Jorge Furtado onde jornalistas discutirem o papel da mídia e sua influência na democracia entre atos da peça cômica O Mercado de Notícias, do dramaturgo inglês, Ben Jonson, que viveu no século XVI e foi contemporânea de Shakespeare. O premiado documentário faz uma viagem no tempo desde o surgimento da imprensa, no século XVII, até os dias de hoje, em que a sede por informação é cada vez maior. 

Os professores Reginaldo Kineipe, Verônica de Moraes e Viviane Cardoso ao lado de Cidálio Vieira Santos, coordenador do CINEB. Ao fundo, o pipoqueiro seu Antonio

Nas duas vezes que o CINEB chegou ao campus da universidade, que fica na Zona Sul de São Paulo, divisão com o município de Taboão da Serra, quem esteve à frente de toda a organização do evento foi a coordenadora do curso de pedagogia, Viviane Miriam Cardoso que levou cerca de 100 alunos de vários semestres do curso para a sessão que aconteceu no amplo teatro da universidade. “Precisávamos trazer essa experiência para o pessoal da manhã. O CINEB é um grande parceiro porque traz cultura de qualidade, que ajuda o público a pensar. Os alunos estão acostumados com o entretenimento, o filme fácil, então o documentário é uma novidade importante para eles que estão estudando”, explicou.

Foram distribuídas agendas do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Lucélia Pereira da Silva, aluna do 1º semestre de pedagogia, foi uma das que aprovou o documentário que questiona a manipulação da mídia para fazer valer sua versão de uma história: “A gente só vê a notícia e não sabe o que está por trás da informação. Esse documentário ajuda a entender as coisas que a gente não vê” reflete.

Os alunos puderam saborear a pipoca após a sessão
Muitos brindes foram sorteadas entre os presentes

 CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

 —

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em mais de 360 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Conta com o apoio de mídia da edição brasileira do Le Monde Diplomatique.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *