CINEB retorno à Fatec Barueri

Textos e fotos por Carlos Rizzo

CINEB leva à Fatec Barueri mais uma sessão com o documentário O Mercado de Notícias, do diretor Jorge Furtado. Dessa vez, sessão aconteceu no início da tarde da última quinta-feira, 26/11, para aprendizes de administração

Os jovens aprendizes de administração do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) que frequentam as aulas teóricas do curso na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Barueri “Padre Danilo José de Oliveira Ohl” tiveram uma tarde bem diferente na última quinta-feira, 26/11. Acostumados a frequentar aulas teóricas de administração, logística, contabilidade uma vez por semana, enquanto nos outros quatro dias da semana, passam aprendendo uma profissão dentro de uma grande empresa da região, dessa vez esses aprendizes deixaram o lápis e o caderno de lado e puderam acompanhar uma sessão de cinema organizada pelo CINE

Alunos do curso de eventos na porta do anfiteatro da Fatec

Em cartaz, o documentário O Mercado de Notícias, do diretor Jorge Furtado onde jornalistas discutirem o papel da mídia e sua influência na democracia entre atos da peça cômica O Mercado de Notícias, do dramaturgo inglês, Ben Jonson, que viveu no século XVI e foi contemporânea de Shakespeare. O premiado documentário faz uma viagem no tempo desde o surgimento da imprensa, no século XVII, até os dias de hoje, em que a sede por informação é cada vez maior. 

Aguardando a sessão começar...

Inicialmente a sessão estava marcada para acontecer no final da manhã, para alunos do curso de tecnologia de eventos. Mas um pequeno atraso transferiu a sessão para o início da tarde, e acabou integrando os alunos que frequentam a Fatec Barueri, criada em 2009, e os aprendizes do CIEE, que ocupam o espaço do Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado, apenas uma vez por semana.

Cidálio Vieira Santos, coordenador do CINEB e Evandro Cleber, diretor da Fatec Barueri

Foi a segunda vez que o CINEB foi à Fatec Barueri, que já contou com sessões da Rede Brazucah nas Escolas, outro projeto de democratização do cinema brasileiro desenvolvido pela Brazucah Produções. Na abertura oficial da sessão, o  diretor geral da Fatec Barueri, Evendro Cleber da Silva, lembrou que o filme O Mercado de Notícias que estava em cartaz nessa sessão fora exibido para os alunos do noturno com enorme sucesso, trazendo para o debate uma temática bastante atual “que é o processo de produção de uma notícia”.

Aprendizes do CIEE acompanham o documentário O Mercado de Notícias

Para a instrutora de aprendizagem Raquel de Fátima, que acompanhava os aprendizes do CIEE, além da atualidade do documentário, “o diretor optou por contar a história unindo o jornalismo e o teatro”, o que deixou o filme muito gostoso de ser ver. Já preocupação da instrutora Rosinete Vieira era ver se os alunos entendiam o que estavam assistindo. “Eu acho muito legal, mas me preocupo um pouco com a faixa etária. Eu vi que eles perceberam o que estava se passando e participaram”, confessou ao final da sessão.

Muitas camisetas do CINEB foram distribuídas para os alunos

De fato, os alunos com idade entre 15 e 20 anos, se mostraram interessados e participativos e se divertiram com passagens que resgatam erros graves de informação veiculados pela mídia como a história do quadro falso de Picasso guardado no INSS, que o jornal Folha de São Paulo insistiu em afirmar que era verdadeiro em várias edições e foi desmentida pelo documentário. Ao final da sessão os alunos puderam saborear a deliciosa pipoca distribuída, de graça, pelo CINEB

Que as vestiram para tirar uma bonita foto

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em mais de 360 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas. Conta com o apoio de mídia da edição brasileira do Le Monde Diplomatique.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *