Na próxima segunda-feira, dia 7, vamos celebrar e premiar os filmes que entraram em cartaz e as entidades que nos receberam neste ano. A comemoração acontecerá no Café dos Bancários do Sindicato de São Paulo, Osasco e Região, localizado no Edifício Martinelli, construção de arquitetura imponente e icônica da cidade.
A sexta edição do Prêmio CINEB do Cinema Brasileiro será comandada pelo ator Caio Blat, que já participou do elenco de alguns dos longas-metragens exibidos pelo projeto. Um deles foi “Meus Dois Amores”, que visitou vários bairros de São Paulo com o circuito. A noite ainda conta com a presença de diretores e representantes dos filmes, além das atrizes Camila Márdila, de Que Horas Ela Volta?, e Elisa Volpatto, de O Mercado de Notícias.
“O projeto permite que a população mais carente tenha acesso a filmes nacionais em espaços comunitários“, diz Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários. “A premiação do CINEB visa reconhecer os produtores dos filmes realizados em nosso país e das comunidades, entidades e universidades envolvidas nas sessões do projeto, afinal o filme só vira cinema quando ele chega até as pessoas”, afirma o coordenador do CINEB, Cidálio Vieira Santos.
Entre os locais que receberam o CINEB neste ano estão a Favela do Canão, na Zona Leste; a Associação Chácara do Conde, na Zona Sul; o Residencial Franca, na Zona Oeste; o Largo São Francisco e a Cracolândia, no Centro; e o Espaço Tijolinho, na Zona Norte. O CINEB é realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e produzido pela Brazucah Produções.
Além da premiação dos longas-metragens, os curtas exibidos na programação também serão homenageados na noite. Grande parte deles foram escolhidos para integrar o 4º Selo CINEB do Cinema Brasileiro, que traz a periferia de São Paulo como personagem e cenário.
CONFIRA OS FILMES PREMIADOS
Longas-metragens
Irmã Dulce (Vicente Amorim)
Meus Dois Amores (Luiz Henrique Rios)
O Menino no Espelho (Guilherme Fiúza Zenha)
O Mercado de Notícias (Jorge Furtado)
Que Horas Ela Volta? (Anna Muylaert)
Sabotage: O Maestro do Canão (Ivan 13P)
Tainá – A Origem (Rosane Svartman)
Curtas-metragens
Lado Centro (Nana Della Gata)
Mariana Não Vai à Praia (Cássio Pereira dos Santos)
Na Pista do Apito (Daniel Chaia)
Nossas Histórias, Minhas Memóras (Fernando Araújo, Gustavo Pagador e Paula Sousa)
O Cubo Mágico (Vanderson Feitosa)
O Ponto Cego (Francisco Bahia)
Pajerama (Leonardo Canaval)
Preservar é Resistir (Francisco Galvão)
Vendedores Ambulantes – Gambiarras Acústicas (Débora Pavani e Jefferson Santos)
SERVIÇO
6º Prêmio CINEB do Cinema Brasileiro
Segunda-feira, 7/12, às 20h
Sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (Café dos Bancários)
Rua São Bento, 413 – Edifício Martinelli, São Paulo/SP