Texto e Fotos: Carlos Rizzo
A EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo, no Jardim D’Abril, na Zona Oeste, recebeu, na última sexta-feira, 25/11, uma sessão do Cine B com o filme De Onde Eu Te Vejo, do diretor Luiz Villaça.
Foi a primeira vez que o Cine B esteve no Jardim D’Abril, na região do Butantã, Zona Oeste de São Paulo. A sessão aconteceu no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Conde Luiz Eduardo Matarazzo, na última quinta-feira (25/11).
Em cartaz, a última exibição do longa-metragem De Onde Eu Te Vejo. Durante o mês de novembro foram realizadas sete sessões do filme, que reuniu mais de 700 pessoas. O longa é protagonizado pelos atores Denise Fraga e Domingos Montagner e dirigido por Luis Villaça. Conta a história de amor de um casal através de sua separação. Em meio a uma São Paulo em constante mudança e efervescência cultural, Ana Lúcia e Fábio se separam após 20 anos de casamento e ele passa a viver no apartamento do outro lado da rua.
A sessão no Jardim D’Abril teve um sabor especial, já que Seu Antonio, pipoqueiro do projeto há oito anos, foi um dos organizadores do evento. Morador do Parque dos Príncipes, bairro ao lado da escola, Seu Antonio mobilizou a comunidade do entorno e comerciantes que doaram brindes para a sessão. Contou apoio de Fidelis no preparo.
Luana do Carmo Gomes Traldi, diretora da EMEF que atende alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), explica que desde o início gostou da ideia de exibir um filme brasileiro. “É importante principalmente nas comunidades carentes, porque o mais preocupante não é a carência financeira, mas a carência cultural, que interfere na vida de qualquer pessoa”, explica.
Alan Fernando Nicolau Pereira, professor de música da escola, conheceu o Cine B há cerca de um mês, quando assistiu ao filme Aquarius, na regional Paulista. Ele conta que para muitos que estavam na sessão, foi a primeira oportunidade de ter contato com o cinema brasileiro. “O positivo do projeto é que ele é totalmente gratuito. Toda a estrutura que vocês trazem transforma o espaço numa verdadeira sessão de cinema. Tem até pipoca”, elogiou.
Com a casa cheia e as 150 cadeiras ocupadas, o longa foi exibido depois da abertura oficial. Maricy Vieira, acompanhada da filha Marry VieiraTeles, aluna da EMEF, gostaram muito do filme. Ao final da sessão, Marry pegou vários saquinhos de pipoca para reciclar. “Vou montar uma torre”, explicou.
Outro que estava satisfeito era Seu Antonio, que sorteou brindes como três sacos de milho para os sortudos fazerem uma sessão em casa regado à pipoca do Cine B. “Só não conto o segredo para elas ficarem tão gostosas”, sussurrou ao repórter. Também estavam presentes à sessão dona Maria de Lurdes, esposa de seu Antonio, que foi pela primeira vez numa sessão do Cine B, acompanhado do neto Alejandro Fernando, de 5 anos. “Ele adora isso, para ele é tudo”, comentou Maria de Lurdes.
O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 54 mil espectadores em mais de 400 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.