Torcida Independente de Parelheiros recebe CineB Solar

Foto, depoimentos e texto: Thaís Nozue

A Chácara Eldorado, na zona sul paulistana, foi palco de mais uma sessão do CineB Solar, com a exibição do filme “Tô Ryca 2”. Cerca de 100 pessoas prestigiaram a sessão no último sábado (23), que contou com a presença da comunidade e da Torcida Independente do São Paulo.

Torcida Independete e comunidade da Chácara Eldorado

Dia de reencontros, jogo e cinema

Pipoqueiro do projeto há 12 anos, o “seu” Antônio tem uma grata surpresa logo na chegada do carro do CineB Solar no local; o reencontro com dois irmãos e sobrinho ( Michel Silva do Nascimento) que não via há cerca de 27 anos. Entre idas e vindas da vida, os irmãos Marinês Luzia do Nascimento Silva, Antônio Democrito do Nascimento e o querido “seu” Antônio aproveitaram o momento para colocarem a conversa em dia, além de assistirem à comédia.

Os irmãos e o sobrinho

A noite também foi marcada pela transmissão do jogo do São Paulo que ocorreu durante a sessão. Entre uma olhada no placar e outra no filme, os torcedores acompanharam tudo ao mesmo tempo. Nem mesmo o empate de 3×3 contra o Goiás tirou o brilho e a empolgação de todos.

Membros da torcida em frente à sede da Independente Parelheiros

Torcida Independente de Palhereiros

Bruno Araújo dos Reis já é um grande parceiro do CineB Solar. Em julho as sessões percorreram a região de Palhereiros por três semanas consecutivas muito graças às suas articulações junto à torcida e comunidades (Leia aqui e aqui).

“Nós da Torcida Independente fazemos várias ações sociais, visando ajudar a comunidade. Graças ao projeto que nós estamos tendo com o Luiz Cláudio Marcolino e o José Américo, a gente descobriu o CineB Solar e levamos pela primeira vez aqui em Parelheiros no bairro do Jardim São Norberto e levamos depois para o bairro do Jardim Rochel , no Ligeirinho e trouxemos agora pela primeira vez aqui na Chácara Eldorado. Nós montamos a nossa sede da Independente Parelheiros aqui e como nós pensamos muito no lado social, nós decidimos abraçar o bairro. Primeiramente a gente fez a páscoa, onde doamos chocolates e agora a gente trouxe o CineB. Porque a maioria das famílias são carentes, famílias bem humildes com uma grande quantidade de crianças. Se você for levar seus filhos ao cinema, você não paga só ingresso e muitas dessas famílias optam em não  irem. Hoje nosso país passa por uma dificuldade muito grande, onde você ou come ou tem lazer, então a comunidade prefere optar pela alimentação. Uma grande quantidade de crianças aqui hoje nunca tinha ido ao cinema, então elas se divertiram bastante, comeram bastante e curtiram muito. Eu tenho só que agradecer, tanto a família do Michel que cedeu o espaço pra gente, aos moradores da região que nos acolheram, por onde a gente passa eles cumprimentam a gente e a gente vai seguir com os projetos e as atividades sociais, buscando fazer o bem.”

Bruno dentro do carro do CineB Solar

Na Chácara Eldorado, Bruno contou com a parceria de Michel Silva do Nascimento, morador local e integrante da Torcida Independente do São Paulo.

“Aqui é uma comunidade carente, é a primeira vez que tem algo do tipo. Só tenho a agradecer ao CineB Solar. Espero que tenha mais oportunidades aqui no bairro.”

Michel dentro do carro do CineB Solar

Outra grande parceira do projeto, moradora da região de Parelheiros e funcionária do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região é a Bruna Silva, da Regional Sul. Bruna tem acompanhado as sessões do CineB Solar na zona sul e fala com entusiasmo sobre o projeto.

“Hoje nós estamos na comunidade da Chácara Eldorado com mais uma sessão do projeto CineB Solar, sendo que só neste mês de julho estamos aqui pela terceira vez. A nossa comunidade tem recebido de braços abertos o projeto tão importante que incentiva a cultura. Não só a cultura popular, mas cultura popular brasileira a qual muito nos representa. Então, estou muito feliz de fazer parte dessa casa, de fazer parte do dia a dia dessas crianças, porque mesmo trabalhando dentro do Sindicato dos Bancários, eu, automaticamente, tenho um trabalho de vivência dentro das comunidades. E a gente poder dar esse retorno positivo para as crianças daqui, pra gente tá sendo de uma gratificação muito grande. Queria agradecer o Sindicato dos Bancários por dar esse incentivo , por estar dentro das nossas comunidades, na nossa realidade do dia a dia, principalmente em dias tão difíceis que é o que estamos passando. Aqui é nossa resistência. Não só a resistência de sobrevivência, mas principalmente a resistência da cultura. Hoje temos um Ministério que foi extinto e isso faz falta. ”

Bruna na sessão da Chácara Eldorado

Jogo de perguntas e respostas, livros e brindes

Mais uma vez o CineB Solar promove um divertido quiz com os participantes, após a sessão. Com a intenção de testar os conhecimentos sobre o filme, o coordenador do projeto, Cidálio Vieira, fez diversos questionamentos aos espectadores que recebiam brindes. A Letraria Cultural se fez presente novamente ao presentear os acertadores com alguns dos 60 livros doados.

Uma das premiadas da sessão e moradora do bairro há 20 anos, Débora Francisco Constantino da Silva, conta o que achou da experiência.

“Eu adorei, porque vocês pensaram bastante nas crianças e eu acho legal ter um projeto pra elas aqui na comunidade. Muitas fazem muitas coisas que veem por ai e acabam fazendo coisa errada. Tendo um projeto assim é legal, porque incentiva uma coisa boa pra elas”.

Débora e seu saquinho de pipoca

CineB Solar

CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções.  As sessões são exibidas utilizando-se de energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. O equipamento transforma a energia do sol em energia elétrica para alimentar o sistema de projeção e o som dos filmes. Neste ano de 2022 estamos completando 15 anos de projeto. Desde 2007, o projeto já atingiu um público de 82.937 pessoas e 637 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. Percorremos cerca de 160 bairros da cidade de São Paulo e 22 cidades fora de São Paulo. 80 sessões somente na cidade Osasco e região, atendendo 11.401 pessoas naquele local.

Veja abaixo a galeria de fotos:

17 comments

  1. Independente fazendo história, orgulho de participar dessa família !

  2. PARABÉNS PARA OS ORGANIZADORES DO CINE B SOLAR PELA AÇÃO SOCIAL REALIZADA NA NOSSA COMUNIDADE, FOI UMA NOITE MÁGICA PRAS CRIANÇAS.
    A PERIFERIA DE SÃO PAULO ESTÁ PRECISANDO DE MAIS INICIATIVAS COMO ESTÁ, OBRIGADO CINE B SOLAR.

  3. Momento histórico para a nossa comunidade, a Independente está aqui e nós estamos com você chácara eldorado.

  4. Tenho orgulho em dizer, que faço parte dessa família, parabéns torcida independente parelheiros

  5. É lindo ver a molecada descontraindo, ver que o CINE B SOLAR vem fazendo.
    Feliz em ver a minha quebrada sendo representada pela independente. Que venhão mais ações sociais como esta.

  6. Sem palavras pra essa ação, pais e crianças felizes. Não há nada que compra isso!
    Obrigado CineB, e obrigado irmãos da Torcida independente Parelheiros. Isso é só o começo! _X_

  7. Foi um evento incrível. Fico muito feliz ter participado pois ver as crianças felizes e os pais felizes. Isso me trouxe uma felicidade enorme, acredito que foi uma noite diferente para todas as famílias que participou.
    Obrigado CineB.

  8. Parabéns ao cine b, e pra torcida independente por proporcionar esse projeto para a criançada.

  9. Sem palavras para esses tipos de evento…
    O sorriso no rosto das crianças vale mais que ouro.
    Ótimo trabalho da equipe do Cine B SOLAR e da Família Independente palhelheiros também. Vamos que vem mais pela frente! 🇾🇪🇾🇪

  10. Aí sim tá de parabéns agora sim pode ser fala qye a favela venceu que Deus abençoe que venha mais e mais projeto pra galera da comunidade

  11. Grande momento de levar a diversão e conteúdos incríveis para a nossa comunidade foi incrível sem palavras para descrever a alegria juntos somos mais fortes e a primeira de muitas

  12. Foi show de bola valeu CINEB, Criançada adoro sem palavras um sorriso de cada criançada que precisava de uma atração como essa. Muito obrigado para nós da torcida independente tmj

  13. Meus parabéns por esse evento maravilhoso… Cine B solar foi o assunto mais falado por esses dias no bairro do chácara eldorado a comunidade agradece !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.