CINEB RETORNA À SOCIEDADE AMIGOS DO JARDIM DAS CAMÉLIAS COM CINEMA BRASILEIRO PARA A COMUNIDADE

Sessão exibida em 26 de abril de 2025

Fotos e texto: Thaís Nozue

No dia 26 de abril, o Projeto CineB Solar voltou a transformar a Sociedade Amigos do Jardim das Camélias, na Zona Leste de São Paulo, em uma grande sala de cinema ao ar livre. Esta foi a terceira vez que a entidade recebeu o CineB: a primeira sessão aconteceu em junho de 2022 (confira aqui) e a segunda em novembro de 2023 (veja aqui).

CineB na Sociedade Amigos do Jardim das Camélias pela terceira vez

Desta vez, o público pôde assistir à animação “Arca de Noé”, inspirada na obra de Vinicius de Moraes e dirigida por Alois Di Leo e Sérgio Machado.

Antes da exibição principal, foi apresentado o curta “Campina Grande: Aqui tem Conselho Local de Saúde!”, realizado pelo Conselho Nacional de Saúde e pelo Ministério da Saúde.
O filme retrata, por meio de histórias reais, como a participação popular fortalece o SUS e transforma comunidades, promovendo inclusão, cidadania e democracia.

A sessão contou ainda com pipoca quentinha, estourada com carinho pela equipe da entidade: Iasmin Pereira, primeira secretária e Dona Maria, tesoureira da Sociedade Amigos do Jardim das Camélias.

A sessão contou com a presença dos responsáveis pela entidade, Francisco de Assis Silva e Iasmin Pereira da Silva, que atuaram ativamente para garantir a realização do evento. “Me chamo Iasmin Pereira da Silva. Sou a primeira secretária da Sociedade Amigos do Jardim das Camélias. Estou muito feliz por mais uma vez estar aqui participando, ajudando, trazendo para a comunidade. Espero que seja mais vezes. Só tenho que agradecer e que venha mais vezes”, afirmou. Iasmin também destacou o trabalho contínuo desenvolvido na entidade: “A gente faz doações, sempre traz projetos para a comunidade, sempre incentiva as crianças a participarem, a saírem um pouco do celular e das redes sociais, para socializarem mais. A Sociedade já tem mais de quarenta anos, é uma história muito bonita de acolhimento e amizade”.

Iasmin Pereira da Silva

O presidente da Sociedade, Francisco de Assis Silva, também ressaltou a importância da parceria: “Sou presidente da Sociedade Amigos do Jardim das Camélias, em parceria com o Sindicato dos Bancários e com o CineB. Hoje exibimos Arca de Noé, um filme muito bom para a criançada. Agradeço ao Luiz Cláudio Marcolino e à Ivone Silva pelo apoio.”

Francisco de Assis Silva

Entre o público, o sentimento foi de entusiasmo e gratidão. Ana Júlia Gregório dos Santos, uma das crianças presentes, compartilhou sua experiência: “Eu achei o filme muito legal, a pipoca estava muito gostosa, a sessão estava bem legal também. Foi a minha primeira vez vendo um filme aqui, nunca tinha ido ao cinema antes. Achei diferente e foi muito bom. E ganhar a camiseta foi pura sorte!”.

Ana Júlia Gregório dos Santos

Beatriz Santana, moradora da região, também comentou a importância do evento para a comunidade: “Eu gostei muito. Foi muito legal, dei muita risada. Eu moro aqui em cima, pertinho. Sempre morei aqui. É ótimo ter um cinema perto de casa, não precisa gastar passagem nem ingresso. E ainda tem pipoca de graça. Melhor ainda!”, celebrou, acompanhada da filha Helena Santana Barbosa.

Beatriz Santana e a filha Helena

Para encerrar a noite, o CineB promoveu um quiz com perguntas para o público que particpou ativamente e um sorteio de brindes entre os participantes, reforçando o espírito de celebração e fortalecimento da cultura brasileira nas periferias.

Comunidade do Jardim das Camélias

A sessão também contou com a ajuda do senhor José Nogueira.


Mais sobre o CineB

Desde 2007, o Projeto CineB já realizou mais de 740 sessões gratuitas, alcançando cerca de 92 mil espectadores em comunidades e universidades da cidade de São Paulo e região metropolitana. O projeto tem como missão democratizar o acesso ao cinema nacional e valorizar a produção cinematográfica brasileira, promovendo encontros culturais e fortalecendo laços comunitários. Ao longo de seus 18 anos de história, o CineB exibiu 172 longas-metragens e 125 curtas-metragens, além de realizar pré-estreias e premiar cineastas e entidades parceiras.

Durante a pandemia, o projeto se reinventou com iniciativas como o CineB Online, CineB na Janela e CineB Autorama, garantindo que o público continuasse a ter acesso à sétima arte mesmo em momentos de distanciamento social.

Acompanhe o Projeto CineB Solar nas redes sociais:

Veja as fotos da noite:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *